Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tema de novo webinar

Com objetivo de atualizar os pediatras sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoveu na última terça-feira (17) o webinar “Atualização em DRGE: novos fenótipos da doença”. Na oportunidade, estiveram presentes especialistas do Departamento Científico (DC) de Gastroenterologia da instituição para abordar o que é a doença, os fenótipos distintos e os novos tratamentos disponíveis.

CONFIRA A LIVE NA ÍNTEGRA

As discussões foram iniciadas pela dra. Marise Tófoli, que abordou a doença com foco nos lactentes, os desafios do diagnóstico nessa faixa etária, além de falar sobre a importância de identificar quem é o paciente, uma vez que a idade influencia na sintomatologia, nas formas de investigação, manejo e diagnósticos diferenciais.

Na oportunidade, ela destacou os grupos que têm maior riscos de desenvolvimento da doença; sinais e sintomas que podem estar associados à condição; diferenças entre o refluxo gastroesofágico (RGE) e DRGE; e exames complementares para realizar o diagnóstico.

Na sequência, a dra. Elisa de Carvalho trouxe a aula sobre os diferentes fenótipos na DRGE. A especialista falou sobre como diagnosticar a DRGE na criança maior e adolescente, suas manifestações clínicas e complicações; a definição desses fenótipos; o diagnóstico diferencial; além de apresentar alguns casos clínicos para exemplificar a abordagem prática.

Já a dra. Cristina Targa, destacou a importância do tratamento da DRGE ser feito de acordo com os sintomas e com a faixa etária e que cada medicação tem suas indicações específicas, o que mostra que seu tratamento deve ser feito etapa por etapa (step-by-step). A pediatra falou ainda sobre os tratamentos conservador e medicamentoso, que incluem espessamento da dieta, intervenções nutricionais, procinéticos e medicações antiácidas.