O Brasil será o palco de um evento de grande relevância na medicina de emergência pediátrica em 2026: o 1º Congresso Mundial de Urgências Emergências Pediátricas, que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de março no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Este congresso, que também será o 5º Congresso Brasileiro e o 5º Paulista da especialidade, promete ser um marco com uma programação científica robusta, reunindo palestrantes nacionais e internacionais.
Com um formato híbrido, o evento permitirá que os participantes acompanhem as discussões de forma presencial ou online, e contará com traduções simultâneas em português, espanhol e inglês. Além disso, um dos destaques será a premiação para o autor principal do melhor trabalho científico enviado, que ganhará um estágio de observação no Children's National Hospital, em Washington, DC, nos Estados Unidos.
Para dar mais detalhes sobre os preparativos e o que os participantes podem esperar, o SBP em Dia conversou com o dr. Hany Simon Junior, presidente desta edição histórica e membro do Departamento Científico de Emergências da SBP. Na entrevista, o especialista aborda os temas mais relevantes do evento, dicas para envio de trabalhos científicos e a importância de acessar o site do congresso para mais informações sobre os palestrantes, a programação e as regras de envio.
Confira abaixo o bate-papo na íntegra e não perca a oportunidade de se inscrever no evento e aproveite o lote promocional exclusivo para os que se inscreverem ainda em 2025:
SBP em dia – O que os especialistas podem esperar do 1º Congresso Mundial, 5º Brasileiro e 5º Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas? Quais são as novidades?
Hany Simon Junior – Este será o primeiro Congresso Mundial de Emergências Pediátricas. Nunca houve um evento exclusivamente voltado para essa especialidade no mundo. Também é o maior evento da área em número de atividades, palestrantes internacionais e plateia.
O evento não é só para especialistas, mas também para pediatras gerais que atuem em emergências, ambulatórios, consultórios, UTI ou qualquer local onde uma criança possa se apresentar gravemente enferma. O Congresso tem um programa abrangente e terá discussões em alto nível com palestrantes renomados mundialmente. Uma oportunidade única para que a pediatria brasileira participe presencialmente de um evento global.
SBP em dia – O que motivou a junção do 1º Congresso Mundial aos já conhecidos congressos brasileiro e paulista de urgência e emergência em pediatria? Como está sendo o processo de montagem da grade científica e de intercâmbio de ideias entre especialistas de diversos países?
Hany Simon Junior – Já havíamos realizado os Congressos Paulista (2012), Brasileiro (2015) e Sul-americano (2018 e 2023) de Emergências Pediátricas em anos anteriores. O degrau seguinte seria tornar esse evento mundial. Além disso, houve muita motivação e parceria das presidências, diretorias executivas e científicas da SBP e SPSP, sem as quais esse evento não se realizaria.
Recebemos também o apoio científico da Sociedad Latinoamericana de Emergencias Pediátricas (SLEPE) e da Sociedad Española de Urgencias de Pediatria (SEUP), que foram fundamentais para a elaboração de um programa abrangente, atualizado e robusto do ponto de vista científico. A programação foi finalizada e contou com a participação de uma comissão científica internacional, com especialistas da América do Norte, América do Sul, Europa e Oceania.
SBP em dia - Em relação à programação científica, a quais temas os especialistas devem estar atentos?
Hany Simon Junior - O programa científico é bastante extenso e completo. Privilegiaram-se atividades que permitam ampla discussão com a plateia e interação entre congressistas e palestrantes. A programação é composta por temas tradicionais em emergência pediátrica como: RCP, asma, sepse, mal epiléptico, cetoacidose diabética, trauma, febre sem sinais localizatórios e muitos outros. Além de temas contemporâneos tais como: erro médico, qualidade e segurança, troca de plantão, plataformas diagnósticas, IA, desafios mortais na internet entre outros.
SBP em dia - Pode nos contar um pouco sobre os palestrantes internacionais confirmados e suas palestras?
Hany Simon Junior - Serão 36 palestrantes internacionais de 16 países diferentes dos seis continentes. São emergencistas pediátricos mundialmente reconhecidos por sua vasta produção científica e membros das principais sociedades médicas de emergência do mundo: International Federation for Emergency Medicine (IFEM); European Society For Emergency Medicine (EUSEM); Society for Academic Emergency Medicine (SAEM); American College of Emergency Physicians (ACEP), American Academy of Pediatrics (AAP), SEUP, SLEPE e outras. São formadores de opinião e disseminadores de conhecimento em eventos ao redor do mundo.
SBP em dia - Sobre os trabalhos científicos: quais dicas e conselhos o senhor daria para aqueles que querem submeter um trabalho no evento?
Hany Simon Junior - Os trabalhos científicos já podem ser submetidos e o prazo final de entrega será 12 janeiro de 2026. Devem ser de emergência pediátrica ou clínica. Sugiro que sejam trabalhos com casuística própria com análise estatística. Há duas novidades incríveis em relação aos trabalhos científicos. A primeira é que os dez melhores trabalhos científicos serão publicados na Revista Emergências Pediátricas da SEUP e SLEPE em inglês e espanhol. E a segunda é que o autor principal do melhor trabalho enviado ganhará 1 mês de estágio como observador no Children's National Hospital de Washington - DC nos Estados Unidos.
SBP em dia - Algo que o senhor gostaria de destacar sobre o evento?
Hany Simon Junior - O evento será híbrido, isto é, presencial e virtual. O número de vagas para o evento presencial é limitado, portanto aconselho aos interessados em participar do congresso presencialmente que não deixem para se inscrever na última hora. Teremos palestrantes de todo o mundo, assim o congresso terá três línguas oficiais: português, inglês e espanhol, com tradução simultânea para as três línguas, no modo presencial e virtual do evento. Os inscritos terão acesso a todas as aulas do congresso. Elas ficarão gravadas e disponíveis para visualizações após o término do evento.
PED CAST SBP: “Como preparar meu filho para a volta às aulas”
03/02/2025 , 18:45Dr. Pasquale Comberiati antecipa inovações sobre alergias no Aler...
03/02/2025 , 13:29SBP cria Grupo de Trabalho para debater questões relacionadas à f...
03/02/2025 , 13:27Vice-presidente da SBP participa de cerimônia de posse da nova di...
31/01/2025 , 16:46Dr. Paul Turner é destaque no Alergoped 2025: expectativas e inov...
31/01/2025 , 12:03Prazo para envio de resumos científicos ao 18º Pneumoped termina ...
31/01/2025 , 11:54