Particularidades do cuidado paliativo neonatal são debatidas em última live do ano promovida pela SBP

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizou um novo encontro virtual para discutir o tema “Particularidades do cuidado paliativo neonatal”. O evento, transmitido por meio do site da entidade em 20 de dezembro, encerrou o ciclo de lives promovidas em 2024 voltadas à atualização científica dos pediatras. A mediação do encontro ficou a cargo da presidente do Departamento Científico (DC) de Neonatologia da SBP, dra. Lícia Moreira, e da secretária do DC de Neonatologia e diretora de Cursos e Eventos da SBP, dra. Lilian Sadeck.

CLIQUE AQUI E ASSISTA À LIVE

A primeira aula foi conduzida pela secretária do DC de Medicina da Dor e Cuidados Paliativos da SBP, dra. Silvia Maria de Macedo Barbosa. A especialista debateu os conceitos e definições dos cuidados paliativos em neonatologia, reforçando quem são os pacientes elegíveis a essa abordagem, a relevância do trabalho multidisciplinar e o foco no bem-estar como objetivo principal.

Na sequência, a integrante do Comitê de Pediatria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), dra. Lilia Embiruçu, falou sobre aspectos legais no cuidado ao recém-nascido. Entre outros tópicos, ela explicou a necessidade de se instituir entre os profissionais de saúde e a família do paciente uma comunicação eficaz, especialmente para proporcionar suporte emocional e possibilitar decisões informadas.

Por fim, a psicóloga e membro da equipe de Cuidados Paliativos Peri e Neonatal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Cláudia Santos, ministrou a aula “Abordagens da equipe”, com ênfase em princípios norteadores da assistência, como intervenção psicossocial e espiritual; família e paciente como unidade de cuidado; e respeito à individualidade de cada caso.