Pediatra carioca é certificada como instrutora e coordenadora do curso BLS (AHA) pela SBP

A pediatra carioca, Dra. Cássia Freire Vaz, foi certificada como instrutora e coordenadora do curso de Suporte Básico de Vida (BLS) pela American Heart Association (AHA), através do Centro de Treinamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Ela agora liderará o sétimo polo de treinamento em BLS da SBP no Estado do Rio de Janeiro, sob a égide da filiada local, a SOPERJ.

Para obter a certificação, ela completou a formação como aluna e instrutora, e então ministrou o curso sob a supervisão da dra. Valéria Bezerra, coordenadora nacional dos cursos de BLS pela SBP. Junto com a dra. Cássia, mais cinco profissionais foram treinados em BLS, incluindo quatro médicos, uma enfermeira e um estudante de medicina.

Já a instrutora do curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS), Dra. Cássia acredita que o novo polo fortalecerá a cultura de primeiros socorros no estado do Rio de Janeiro. Já instrutora do curso, dra Cássia acredita que o novo polo fortalecerá a cultura de primeiros socorros no estado do Rio de Janeiro.

“Quando todo mundo está treinado, sentimos uma segurança maior na equipe para lidar com pacientes mais graves ou durante possíveis intercorrências durante os plantões, por exemplo. Quanto mais pessoas fizerem esse treinamento e tiverem a informação sobre como identificar rapidamente uma parada cardíaca e iniciar a ressuscitação cardiopulmonar, maior será a taxa de sobrevivência das vítimas. O treinamento dá segurança e capacidade de abordar o paciente com eficiência”, enfatiza dra. Cássia.

O PROGRAMA – O BLS é direcionado a profissionais de saúde como médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, preparando-os para lidar com paradas cardiorrespiratórias. Adicionalmente, há o curso Salva-corações destinado a leigos a partir dos 12 anos, que ensina como socorrer vítimas de paradas cardiorrespiratórias em qualquer faixa etária. Atualmente, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mantém sete polos de treinamento do BLS nos estados do Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Durante o treinamento, os especialistas são capacitados em técnicas de RCP de alta qualidade para adultos, crianças e lactentes, incluindo o uso de equipamentos médicos. Aprendem também sobre desobstrução de vias aéreas em situações com corpo estranho e a importância do uso precoce de desfibriladores externos automatizados. Os participantes do curso Salva-corações recebem instruções similares sobre RCP e desobstrução de vias aéreas, mas sem o uso de equipamentos, focando na prestação de primeiros socorros até a chegada de ajuda avançada.

Para a coordenadora nacional do BLS/SBP, dra. Valéria Bezerra, estabelecer uma cadeia de sobrevivência é essencial. Ela enfatiza a importância de treinar tanto a comunidade quanto os profissionais de saúde para responderem prontamente a uma parada cardíaca súbita, tanto intra quanto extra-hospitalar, visando melhorar as taxas de sobrevivência das vítimas.

“O ideal é termos um pólo em cada estado para que possamos facilitar o treinamento de novos alunos e a disseminação do conhecimento. O Suporte Básico de Vida é o reconhecimento da parada cardíaca e o primeiro atendimento que vai permitir que as vítimas de PCR tenham maior possibilidade de sobrevivência. O curso ensina sobre os primeiros elos da cadeia de sobrevivência, que são: o reconhecimento rápido da PCR, o início imediato das compressões torácicas por uma pessoa treinada e o acesso à desfibrilação imediata por meio do aparelho de desfibrilação, permitindo que a vítima chegue ao suporte avançado de vida e à UTI, com maiores chances de sobrevivência e funcionalidade”, disse dra. Valéria.

PRÓXIMOS PASSOS – O presidente da SOPERJ, dr. Cláudio Hoineff, também destacou a importância de ter o polo no Rio de Janeiro e os planos para a realização de treinamentos. “O curso do BLS é fundamental para os pediatras e demais profissionais de saúde e temos certeza de que os especialistas do Rio serão beneficiados de forma ampla com a criação do polo no Estado, pois não precisarão procurar outras cidades para realizar o treinamento. É uma honra para a SOPERJ ser um polo do BLS e levar conhecimento a mais profissionais de saúde. Temos planos para a ampla realização de treinamentos em 2025”, declarou.

Os interessados em fazer o treinamento do BLS/SBP no Estado do Rio de Janeiro devem procurar a secretaria da SOPERJ pelo telefone (21) 3923-5234, WhatsApp (21) 2531-3313 ou e-mail [email protected].