Pediatras tiram dúvidas sobre amamentação e neurodesenvolvimento do prematuro

Para discutir os benefícios e os impactos da amamentação no neurodesenvolvimento do bebê prematuro, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio dos seus Departamentos Científicos de Aleitamento Materno (DCAM) e Neonatologia, promoveu uma live especial sobre o tema na última segunda (26. A atividade faz parte das ações do Agosto Dourado desse ano, cujo tema é “Amamentação: apoie em todas as situações”.

ASSISTA À LIVE AQUI

A abertura da live foi feita pelas presidentes dos DCAM e de Neonatologia, dras. Rossiclei Pinheiro e Lícia Moreira, respectivamente. Em suas falas, as especialistas ressaltaram a importância do evento, tanto para a população quanto para os profissionais da saúde, além de reforçar quão fundamental é o aleitamento materno.

Já as palestras foram feitas pelas dras. Racire Sampaio Silva, com o assunto “Colostroterapia”; Nicole Oliveira Mota Gianini, que abordou o “Método Canguru e o impacto no aleitamento materno”; e Rita de Cássia Silveira, com o tema “Aleitamento materno pós-alta hospitalar”. Nas aulas foram apresentados tópicos como formação do leite humano, importância do leite materno para o bebê e para a mãe, além da equipe multidisciplinar e a família no processo de amamentação, entre outros.

Ao final, também foram debatidas questões como otimização do contato pele a pele na primeira hora de vida do recém-nascido prematuro tardio (acima de 34 semanas); o impacto do aleitamento no desenvolvimento motor ou cognitivo; cursos de orientação sobre amamentação no pré-natal; e mais.

AGOSTO DOURADO – A Lei nº 13.345 sancionada em 2017 instaurou o mês de agosto como sendo o oficial para debater a importância do aleitamento materno para criança, a mãe e a sociedade. Anualmente, a SBP, por meio do DCAM, promove ações que buscam abordar a temática da amamentação nas diferentes esferas.

Conheça a campanha de 2024 da SBP.