Cerca de 360 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, receberam treinamento do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) em cidades de Alagoas e Bahia. A atividade, que contou com a parceria da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (ABIJCUD), teve como objetivo promover a melhoria na assistência neonatal em municípios que têm maior dificuldade de acesso aos centros de saúde especializados.
Em Alagoas, o treinamento ocorreu na cidade de Arapiraca, que fica a 128 km da capital, e foi focado nas diretrizes do PRN-SBP para bebês nascidos com mais de 34 semanas. Na oportunidade, foram contemplados 17 municípios, incluindo a capital (Maceió), cujo profissionais trabalham com atendimento ao recém-nascido na sala de parto em especial. Além disso, a ABIJCUD doou 10 kits completos de reanimação neonatal, que ficaram com as unidades hospitalares do interior do estado para seguirem treinando os outros profissionais.
Conforme explica a dra. Junko Asakura, instrutora responsável pela coordenação da atividade no estado, Alagoas tem um dos menores indicadores de desenvolvimento humano (IDH) do País e a promoção de um curso que capacite os profissionais de saúde na identificação rápida e na habilidade de intervir na asfixia perinatal, permite o salvamento de vidas.
“No interior do Estado, além dos escassos recursos de material e equipamentos, temos mais dificuldades de manter a educação continuada, que é muito importante para que toda a equipe possa atuar de forma eficiente e atualizada. Com este curso, os profissionais de saúde poderão agir rapidamente em casos de dificuldades no parto e que causem asfixia neonatal, prevenindo complicações de saúde que podem perdurar por toda a vida”, destacou.
Já na Bahia, a atividade também seguiu as diretrizes do PRN-SBP para recém-nascidos maiores que 34 semanas e ocorreu em Feira de Santana. O curso contemplou 52 municípios, incluindo a capital, Salvador. Além disso, a presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), dra. Ana Paz esteve presente durante a realização do curso. Dez kits foram doados para maternidades-escolas locais.
“Estamos extremamente contentes de ter levado este curso para tantos profissionais de municípios diferentes e que muitas vezes não têm acesso à capital. Com toda certeza o projeto vai ajudar a melhorar a qualidade da assistência neonatal na Bahia, e com isso levar a redução da morbimortalidade neonatal no nosso estado”, concluiu a dra. Patrícia Ribeiro de Oliveira, uma das instrutoras que coordenou a atividade.
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06