PRN-SBP e Secretaria de Saúde do Acre capacitam profissionais de saúde em Rio Branco

O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) capacitou 44 profissionais de saúde da Maternidade Bárbara Heliodora, na cidade de Rio Branco (AC) no Curso de Reanimação Neonatal para Recém-nascidos de 34 semanas ou mais.  A atividade, que ocorreu entre os dias 26 e 27 de março, foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio da Rede Alyne.

A capacitação segue as diretrizes mais recentes do PRN-SBP e aborda as recomendações de cuidados com os recém-nascidos, como o aquecimento imediato, o aleitamento materno precoce e exclusivo e a prevenção de infecções. Além disso, o curso destaca a importância do monitoramento da respiração e circulação, especialmente em bebês prematuros ou de risco, com a indicação de acompanhamento pós-alta para garantir o desenvolvimento saudável.

Para a presidente da Sociedade Acreana de Pediatria (SAP), dra. Ana Isabel Coelho Montero, essa parceria é muito importante para promover esse curso a diferentes profissionais da saúde que têm contato diário com os bebês. “Poder capacitar para diminuir os índices de óbitos neonatais dos bebês do Acre é fundamental e um trabalho lindo que muitos nos honra. A partir dele queremos melhorar a qualidade de vida dos bebês e ter um menor risco de asfixia perinatal”, declarou.

Durante o treinamento, os participantes aprendem como identificar recém-nascidos em risco e aplicar manobras de reanimação, ventilação com pressão positiva, massagem cardíaca e administração de medicamentos em situações críticas. A capacitação visa qualificar os profissionais para uma resposta rápida e eficiente, melhorando as chances de sobrevivência do bebê. Com o apoio de instrutores qualificados e simulações realísticas, o curso busca reduzir a morbimortalidade neonatal e preparar as equipes para emergências de forma qualificada.

*Com informações do site Roraima em Rede