Reporte Semanal JPed: confira os informativos divulgados em julho e agosto

As novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed) já foram enviadas para os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Os pediatras receberam os informativos de números 18 a 22, que correspondem aos meses de julho e agosto.  Nessas edições, os leitores podem acompanhar questões como: triagem neonatal no Brasil; infecções fúngicas em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); relação entre o peso do recém-nascido e o peso da placenta como indicador da eficiência placentária e determinante do crescimento fetal; deficiência de vitamina em adolescentes; e o impacto do método canguru em relação ao aleitamento materno exclusivo e o tempo de internamento hospitalar.

ACESSE AQUI OS REPORTES JPED.

Intitulado “The newborn screening tests in Brazil: regional and socioeconomic prevalence and inequalities in 2013 and 2019”, o Reporte Semanal nº 18 traz comentários do dr. Allan Chiaratti de Oliveira (Professor Adjunto do Departamento de Pediatria, da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo). Os autores do artigo investigaram a realização da triagem neonatal biológica, da triagem auditiva e da pesquisa do reflexo vermelho em crianças menores de 2 anos residentes nos domicílios visitados.

O Reporte nº 19 apresenta o artigo “Epidemiological indicators and predictors of lethality associated with fungal infections in a NICU: a historical series” com comentários da dra. Marynea Silva do Vale, membro do Departamento Científico de Neonatologia da SBP. O artigo analisou a epidemiologia, os fatores de risco e os preditores de letalidade associados às infecções fúngicas invasivas (IFI) em uma UTIN durante o período de oito anos.

A edição nº 20 expõe os comentários do dr. Renato Procianoy, editor-chefe do JPed, acerca do artigo “Association between placental efficiency with anthropometry and nutritional phenotypes in full-term newborns from the 2010/2011 BRISA birth cohort”. No texto, os autores tiveram como objetivo avaliar a relação entre o peso do RN e o peso da placenta como indicador da eficiência placentária e determinante do crescimento fetal.

Já o Reporte de nº 21 aborda o artigo “Alert for the high prevalence of vitamin D deficiency in adolescents in a large Brazilian sample”, com apresentação do dr. Crésio Alves, presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP. O estudo avaliou os resultados da concentração sérica da 25(OH) vitamina D, disponíveis no banco de dados de um laboratório, em crianças e adolescentes de zero a 18 anos, em seis cidades brasileiras.

Por fim, o Reporte Semanal nº 22 traz as considerações da dra. Gisélia Alves Pontes da Silva, professora titular de Pediatria do Centro de Ciências Médicas, na Universidade Federal de Pernambuco, sobre o artigo “Exclusive breastfeeding and length of hospital stay in premature infants at a Brazilian reference center for kangaroo mother care”. Os autores delinearam um estudo com o objetivo de avaliar o impacto do MC em relação à frequência de bebês em aleitamento materno exclusivo (AME) no momento da alta; e ao tempo de internamento hospitalar.

O PROJETO - O Reporte Semanal foi lançado pela SBP, em 2022, com a proposta de apresentar aos associados, a cada semana, comentários sobre um artigo original já publicado no JPed, periódico bimestral da entidade. A cada nova edição da revista, seis artigos são selecionados pelo Conselho Editorial e, a partir do 15º dia do seu lançamento tem início o envio dos Reportes Semanais em formato de newsletter. Cada número do Reporte Semanal contém um link que direciona ao artigo completo, para aqueles interessados nos detalhes do referido estudo.