Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis em outubro

Quatro novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed) foram enviadas para os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Os pediatras receberam os informativos durante o mês de outubro sobre temas como: violência sexual contra crianças e adolescentes; risco de transtorno do espectro do autismo (TEA) em crianças com síndrome de espasmos epilépticos infantis (IESS); qualidade de vida de familiares e irmãos de crianças com paralisia cerebral atendidas em centro de referência em neurorreabilitação; e o papel da avaliação endoscópica da deglutição por fibra óptica (FEES) em crianças com suspeita de disfagia.

CONFIRA AQUI OS REPORTES

O Reporte Nº28 traz a dra. Maria de Fátima Fernandes Géa, membro do Departamento Científico (DC) de Prevenção e Enfrentamento das Causas Externas na Infância e na Adolescência da SBP, comentando o artigo “Sexual violence against children and adolescents in Paraná State: geospatial analysis and main socioeconomic indicators”. Os autores bucaram realizar um estudo retrospectivo de dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificação sobre casos de violência sexual envolvendo vítimas de zero a 19 anos.

Já o Reporte nº 29 tem a publicação “Risk of autism spectrum disorder in children with infantile epileptic spasms syndrome: a retrospective study in a single center in Brazil” comentada pelo dr. Eduardo Jorge Custódio da Silva, membro do DC de Neurologia e do Grupo de Trabalho de Saúde Digital da SBP.  Com base na avaliação de prontuários médicos do Departamento de Neurologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba, entre janeiro de 2007 e janeiro de 2017, o artigo busca investigar a prevalência e características clínicas do TEA entre crianças com IESS em um serviço especializado

O dr. Jaime Lin, mestre e Doutor em Ciências, Professor e Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento, Universidade do Extremo Sul Catarinense, apresenta o artigo “Quality of life of families and siblings of children with cerebral palsy treated at a reference neurorehabilitation center in Brazil” no Reporte nº30. No estudo, os autores exploram as relações entre a sobrecarga dos cuidadores, a qualidade de vida familiar e a qualidade de vida dos irmãos em famílias brasileiras que têm crianças com paralisia cerebral.

último informativo (nº 31) aborda o tema “Role of fiberoptic endoscopic evaluation of swallowing (FEES) in children with suspected dysphagia” comentado pela dra. Cláudia Schweiger. O texto compreendeu uma série de casos envolvendo crianças com suspeita de disfagia, encaminhadas para avaliação por otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos de um hospital universitário público quaternário brasileiro. As crianças foram submetidas a avaliações clínicas e avaliação endoscópica da deglutição por fibra óptica (FEES), com ampla coleta de dados demográficos e clínicos. Posteriormente, os autores realizaram uma análise comparativa dos resultados de ambas as avaliações.