A integridade da infância tem passado por muitos desafios nos últimos anos e o pediatra é um dos principais agentes promotores da saúde das crianças e dos adolescentes. Essa foi a mensagem do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Francisco Constantino, durante solenidade de abertura do 24º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP).
Na oportunidade, dr. Clóvis resgatou de forma ampla o histórico da pediatria brasileira e o papel da especialidade na condução da saúde e melhora da qualidade assistencial das crianças e adolescentes. “A SBP é constituída por algumas cláusulas pétreas. Entre elas, temos o aleitamento materno, a imunização contra doenças imunopreveníveis e o desenvolvimento neuromotor, principalmente nos primeiros anos de vida. Além disso, há importante entendimento consagrado no mundo todo: educação é saúde”, enfatizou.
A atividade congregou pediatras, educadores e sociedade civil com objetivo de traçar as linhas de conhecimento entre saúde e educação para uma atenção qualificada à saúde. Para a presidente da ABP, dra. Sandra Grisi, levar o evento ao Ceará é fundamental, uma vez que o estado é um farol para a educação. “O diálogo entre saúde e educação vem sendo proposto há muito tempo. Em 1954, a Organização Mundial de Saúde já advogava a proposta de que é fundamental fazer com que as pessoas sejam protagonistas da sua própria saúde e da sua comunidade”, declarou.
O evento também prestou homenagem ao professor e pediatra Eduardo Marcondes, reconhecendo sua contribuição para a pediatria. “O professor Eduardo Marcondes era um pediatra, professor da Universidade de São Paulo, mas a sua maior especialidade era crescimento e desenvolvimento, que tem tudo a ver com a educação, uma vez que a sua grande especialidade era a educação médica. Então, trouxemos para cá, como patrono deste evento, um educador também. Estamos em casa, trabalhando juntos, saúde e educação”, disse a dra. Grisi.
A presidente do 24º Fórum ABP e 2ª vice-presidente da SBP, dra. Anamaria Cavalcante e Silva, expressou sua emoção ao presidir o evento. “Sou uma saudosista sem retorno, e os anos vividos na Sociedade de Pediatria e na Saúde Pública, com muitos de vocês aqui, só intensificam essa sensação. Atualmente, enfrentamos grandes desafios na saúde, não é uma tarefa para principiantes. É por isso que a Academia uniu forças com educadores, pediatras e profissionais de saúde para buscar soluções viáveis e ideias realizáveis”, disse emocionada.
EIXOS TEMÁTICOS – Dividido em quatro temáticas principais, o Fórum trouxe debates sobre vacinação, violência e saúde mental, as preocupações sobre o uso de telas, entre outros, com a participação de renomados especialistas em educação e saúde. Em seu discurso, o presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), dr. João Borges, destacou a relevância do tema central do evento “Pediatras e educadores, unidos pelo futuro das crianças brasileiras”.
“Para que os direitos à saúde e educação sejam garantidos, é fundamental que o educador, mestre dos comportamentos, e pediatras responsáveis pelas crianças em suas primeiras experiências de vida e adolescer, se unam para garantir em forma integral um futuro saudável, que é isso que nós queremos”, salientou.
Além dos especialistas da SBP e ABP, compuseram a mesa de abertura do 24º Fórum da ABP, os drs. Galeno Taumaturgo Lopes – Secretário de Saúde de Fortaleza; Francisca Maria Andrade (Tati) – representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); João Osmiro Barreto – presidente das Cooperativas de Pediatras de Fortaleza; e os professores Jefferson de Queiroz Maia, Secretário de Educação de Fortaleza, e Maria das Graças Bringel Olinda (presidente do Sindicato das Escolas Privadas do Ceará).
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19