A inserção dos jovens pediatras no mercado de trabalho, bem como a sua formação e valorização profissional, têm se mostrado desafios importantes para a pediatria no Brasil. Com o intuito de discutir e propor soluções para essas questões, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de criar o Grupo de Trabalho (GT) “Jovens Pediatras”.
Conforme frisa o coordenador do GT, dr. Bruno Leandro de Souza, o objetivo é tratar de temas relevantes para a categoria, como a qualidade do ensino e da aprendizagem, o cenário atual do mercado médico, mas também as condições de saúde física e mental desses profissionais e a sua inserção nas atividades associativistas.
“Uma das metas é avaliar as implicações da contratação de pediatras nas modalidades de pessoa física e pessoa jurídica, levantando os benefícios, desvantagens e possíveis caminhos para cada formato. A partir disso, queremos propor diretrizes que auxiliem o pediatra em início de carreira a escolher o modelo de contratação mais adequado para sua realidade e objetivo profissional”, pontuou.
Temas como avaliação da matriz curricular da graduação em Medicina e da residência em Pediatria, além da formação nas diversas áreas de atuação também estarão na pauta do GT. “Queremos discutir possíveis mudanças para elevar os padrões, garantindo atualização e conexão com as necessidades do mercado. Também é preciso identificar os gargalos enfrentados nos diferentes cenários laborais - plantões, consultórios, ambulatórios, cooperativas, serviços públicos e privados - e propor estratégias para facilitar o acesso a oportunidades adequadas”.
O primeiro encontro do Grupo está marcado para acontecer durante o 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Florianópolis (SC), no fim de outubro. A reunião marcará o início oficial dos trabalhos e a construção de um cronograma de atuação. “A intenção é incorporar os debates da nossa categoria aos eventos científicos já programados pela SBP. Além disso, começaremos a elaborar uma pesquisa para compreender, de modo mais detalhado, as expectativas e demandas dos jovens pediatras”, salientou.
De acordo com o coordenador do GT, a composição do Grupo foi desenhada para contemplar especialistas de diferentes regiões do Brasil, todos com experiência em educação médica, carreira pediátrica ou associativismo. “Obviamente, teremos como protagonistas os pediatras jovens que possam trazer perspectivas atualizadas e alinhadas às necessidades da nova geração. As recomendações do grupo poderão servir de base para futuras políticas e diretrizes da SBP, tanto em termos de reconhecimento profissional quanto em termos de remuneração e condições trabalhistas”, concluiu.
Além do dr. Bruno Leandro de Souza (coordenador), o novo GT “Jovens Pediatras” é composto pelos drs. Bruno Morais Damião; Paula Campos Perim; Izabelle Obando Matos; Marcelo Silber; Abelardo Bastos Pinto Neto; Camila Salomão Mourão; Marcos Reis Gonçalves; e Maria Angélica Barcellos Svaiter.
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06