SBP e ASBAI lançam cartilha sobre alergia alimentar voltada ao público infantil

Em alusão à Semana Mundial da Alergia, celebrada entre 23 e 29 de junho, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), lançou a cartilha eletrônica “Alergia Alimentar, Juntos Podemos Superar”. O material faz referência ao tema “Alergia Alimentar - Superando Obstáculos”, escolhido pela Organização Mundial de Alergia como slogan para as atividades sobre alergia em 2024.

O conteúdo tem como intuito conscientizar a respeito da doença, com informações sobre sintomas e tratamento adequado, auxiliando na inclusão social das pessoas com alergia alimentar e na construção de um ambiente social mais seguro e inclusivo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 200 a 250 milhões de pessoas no mundo sofrem com alergia a algum alimento. A condição atinge, principalmente, a faixa etária entre zero e seis anos de idade.

Conforme salienta o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, é notório o crescimento do número de casos em todo o mundo, bem como da gravidade da alergia alimentar nas últimas décadas. No entanto, mesmo diante desta realidade, ainda persistem comentários desmerecedores e subestimando seus riscos.

“É essencial que os pediatras demonstrem apoio à comunidade alérgica, ampliando a visibilidade sobre o tema e promovendo, sempre que possível, ações conjuntas para garantir a segurança e o bem-estar desses pacientes”, salienta.

ENREDO - A cartilha, voltada para crianças, adolescentes, famílias e educadores, apresenta as dificuldades enfrentadas pelo personagem Gabriel, diagnosticado com alergia à proteína do leite de vaca (APLV). A história se passa no ambiente escolar e traz exemplos de como os desafios impostos pela alergia alimentar podem ser superados, quando há inclusão e acolhimento pelos professores e demais estudantes.

A cartilha “Alergia Alimentar, Juntos Podemos Superar” foi redigida pelos especialistas em Alergia e Imunologia da ASBAI. O download do material é gratuito!