A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de lançar a 5ª edição revisada e ampliada do “Manual de Alimentação” da entidade, uma publicação com orientações voltadas aos pediatras sobre nutrição de crianças e adolescentes. Elaborada por membros e colaboradores da SBP, a obra engloba desde o período da gestação, incluindo a lactação e outros momentos importantes, como a vida escolar.
No total, são oito capítulos, distribuídos em cerca de duzentas páginas, rigorosamente elaborados por experts no tema. Com seções dedicadas a assuntos como “Segurança alimentar: xenobióticos e microrganismos nos alimentos”, “Doença crônica não transmissível e alimentação saudável”, “Aleitamento materno” e “Alimentação do pré-escolar”, o livro tem a função de nortear a tomada de decisão dos especialistas.
Ele também destaca que os cuidados com a alimentação na infância oferecem benefícios que se prolongam por toda a vida. De modo didático, a obra apresenta quadros esquemáticos e recomendações objetivas, por exemplo, de ingestão diária de macro e micronutrientes.
“Com o adequado foco em nutrição, é possível atingir resultados importantes: diminuir a mortalidade e morbidade na infância; incrementar o desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo; aprimorar o desempenho social e a capacidade de aprendizado; aumentar a estatura do adulto, diminuir a obesidade e evitar doenças crônico-degenerativas; e aumentar a capacidade de trabalho e produtividade”, descrevem os autores.
Conforme frisa o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, as evidências científicas e a ética trouxeram as bases para o desenvolvimento do Manual. “É uma fonte fidedigna, que deve ser lida e estudada por todos nós, pediatras. A SBP e seu time de profissionais cumprem, com mais esta tarefa, com seu mister estatutário de levar ciência e respeito aos seus associados”, pontuou.
A equipe de organizadores da publicação é composta pelas dras. Virginia Resende Silva Weffort (da diretoria de cursos, eventos e promoções) e Luciana Rodrigues Silva (diretora científica adjunta). Já os revisores são os drs. Dirceu Solé (diretor científico), além do próprio presidente da SBP.
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06