SBP lança tradução de Cartilha de Desenvolvimento, elaborada pelo Centers of Disease Control and Prevention

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP), lança nesta semana a “Cartilha de Desenvolvimento – 2 meses a 5 anos”. O conteúdo – elaborado pelo Centers of Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos – foi oficialmente traduzido para o Português por pediatra com expertise em Desenvolvimento Infantil e apresenta o programa “Act Early”, cujo intuito é auxiliar na identificação precoce de atrasos do neurodesenvolvimento.

CLIQUE AQUI E ACESSE O DOCUMENTO

“A intenção é que o material seja útil para profissionais da área da saúde, bem como familiares que desejam acompanhar as etapas do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes e crianças. Essa detecção de algum atraso permite instituir o mais rápido possível ações e intervenções adequadas”, informa o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.

Ao longo de 28 páginas, a publicação divide-se em 12 seções representativas das diferentes faixas etárias da criança: aos 2, 4, 6, 9,12, 15 e 18 meses, além de 2 anos, 30 meses, 3, 4 e 5 anos. Segundo explica a presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, dra. Liubiana Arantes de Araújo, o objetivo é auxiliar os próprios pais e responsáveis a acompanhar, com base em critérios científicos, cada fase dos pequenos.

“Há comportamentos que nomeamos ‘marcos do desenvolvimento’, por exemplo, se o bebê já emite determinados sons, consegue puxar brinquedos ou se movimentar no berço. A cartilha é um instrumento didático, com as descrições dos ‘marcos’ esperados para cada idade. A ideia é que os pais marquem o que seus bebês já conseguem fazer e levem o questionário preenchido para conversar com o pediatra e receber as orientações necessárias, durante as consultas”, esclarece.

Conforme ainda avalia o membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SPP, dr. Flávio Melo, os cinco primeiros anos de vida das crianças são essenciais para um neurodesenvolvimento pleno do ser humano e, nessa fase, o comportamento verificado oferece pistas importantes sobre a saúde e o pleno desenvolvimento.

“É fundamental que os pais mantenham um diálogo bem-informado com os pediatras de seus filhos. Questões como: “Quais são as coisas que seu bebê gosta de fazer?” “Há algo que seu bebê faz ou deixa de fazer que o preocupa?” ou ainda “Seu bebê perdeu alguma habilidade que já teve?” são observações que ajudam a enriquecer o cenário de análise do especialista e contribui para uma melhor assistência”, frisa.

REPERCUSSÂO: 

TV BRASIL - SBP lança cartilha gratuita com marcos do desenvolvimento infantil

FOLHA DE SÃO PAULO -  Sociedade Brasileira de Pediatria lança cartilha que ajuda a identificar atraso do neurodesenvolvimento

TV CULTURA - Pais e responsáveis recebem cartilha para ajudar a identificar problemas na evolução das crianças

AGÊNCIA BRASIL - Cartilha ajuda a identificar atrasos no desenvolvimento infantil

CNN - Guia auxilia a monitorar sinais de atraso no desenvolvimento do bebê

ESTADÃO - Com qual idade a criança deve começar a falar? Essa e outras respostas estão em nova cartilha

VEJA - SBP lança cartilha com marcos do desenvolvimento infantil; entenda

AL TV 1ª ED (TV Gazeta Alagoas - filiada à Globo) - Cartilha deve ajudar a identificar atrasos no neurodesenvolvimento em crianças

ESTADO DE MINAS - Cartilha ajuda a identificar atrasos no desenvolvimento infantil

CANGURU NEWS - SBP lança cartilha que ajuda a identificar atrasos no desenvolvimento infantil