SBP participa de evento da TUCCA sobre a conscientização do retinoblastoma, no Rio de Janeiro

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) participou do lançamento da campanha anual da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA) focada no diagnóstico precoce do retinoblastoma, evento ocorrido no Rio de Janeiro. A atividade, que aconteceu no dia 19, foi marcada pela iluminação especial do Cristo Redentor. Com o tema “Olhinho diferente, pediatra urgente”, a campanha busca sensibilizar a população sobre uma doença com alta taxa de cura quando diagnosticada precocemente.

A dra. Viviane Lanzelotte, presidente do Grupo de Trabalho de Oftalmologia Pediátrica da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), representou a SBP. O dr. Neviçolino Pereira de Carvalho Filho representou tanto o Departamento Científico de Oncologia da SBP quanto a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE).

“É essencial falarmos sobre essa doença ao longo de todo o ano, porque a disseminação dessas informações facilita o diagnóstico precoce, que é essencial para um bom prognóstico e, em muitos casos, para a preservação da visão. Com esses conhecimentos, as pessoas vão se tornando multiplicadores e isso pode fazer muita diferença na vida de uma família”, enfatizou a dra. Viviane Lanzelotte.

Além disso, conforme explica a presidente do Departamento Científico de Oncologia da SBP, dra. Denise Bousfield, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma (18 de setembro) foi criado com a sanção da Lei nº 12.637/2012, como consequência das campanhas desenvolvidas pela TUCCA desde 2001. A campanha foi traduzida em diversas línguas para divulgação em vários países.

De acordo com a dra. Denise Bousfield a taxa de sobrevida global para o retinoblastoma intraocular é superior a 90%. “É importante que os oftalmologistas e pediatras estejam sempre atualizados acerca do tema, além de estarem atentos a qualquer sinal diferente do normal ou queixa dos pais em relação aos olhos da criança”, disse.

No lançamento da campanha, participaram representantes de diversas sociedades médicas, incluindo pediatras, oncologistas e oftalmologistas, além de profissionais de diferentes áreas da saúde que atuam em unidades de diagnóstico e tratamento oncológico. Durante o evento, o Cristo Redentor recebeu iluminação especial, com os dizeres da campanha “Olhinho diferente, pediatra urgente”.

Posteriormente, toda iluminação foi apagada para chamar a atenção da população para o motivo da campanha.  Como parte da campanha foi tocado também o "jingle" com os sinais e sintomas de alerta do retinoblastoma, além da apresentação do coral de crianças “Maré do Amanhã”.