SBP prestigia fórum internacional sobre substâncias psicoativas e saúde pública

O presidente do Departamento Científico de Toxicologia e Saúde Ambiental da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Carlos Augusto Mello da Silva, foi o único representante brasileiro na segunda edição do "Foro Iberoamericano sobre Consumo de Substâncias Psicoativas y su Impacto en la Salud Pública".

O evento foi promovido pela Academia Nacional de Medicina da Colômbia e pela Organização Ibero-Americana de Segurança Social (OISS), e ocorreu em Bogotá, Colômbia, com transmissão ao vivo pelas duas entidades. O fórum reuniu cerca de 100 participantes presencialmente e mais de 1.600 de forma virtual. Durante o encontro, um relatório abrangente foi elaborado com base nos debates, o qual foi recentemente disponibilizado.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O RELATÓRIO COMPLETO

Entre os temas debatidos estiveram a implementação e os desafios da Política Nacional de Drogas 2023-2033; o panorama atual do consumo dessas substâncias; novas substâncias psicoativas; políticas públicas sobre drogas na Ibero-América; o consumo de cigarros eletrônicos entre universitários, entre outros.

Na ocasião, o pediatra brasileiro abordou a legislação nacional no combate às substâncias psicoativas, destacando as medidas adotadas pelo governo para prevenir o uso dessas substâncias e para oferecer cuidados à saúde dos usuários. Ele também discutiu as dificuldades em lidar com o surgimento de novas substâncias ilícitas, com estruturas químicas inovadoras, que exigem atualizações constantes da lista de substâncias controladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A coordenação da atividade foi do Acadêmico Camilo Uribe Granja e contou com a participação de membros de diversas instituições de saúde  da Colômbia e de outros países como: Ministério da Saúde, ICBF, SENA, Polícia Nacional, Procuradoria-Geral da República, Secretaria Distrital de Saúde, Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, Sociedade Colombiana de Psiquiatria, Sociedad Colombiana de Psicanálise, Universidad Nacional, Universidad Javeriana, Universidad El Bosque, Universidad San Martín, FUCS, Red Papas, OISS e Ministério da Justiça, com mais de 500 participantes em todo o país.