SBP recebe medalha do governo federal em virtude da sua luta pelo aumento da cobertura vacinal no País

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recebeu nesta quarta-feira (11) a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz na categoria ouro, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A cerimônia contou com a presença do presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, representante legal da entidade.

Para o dr. Clóvis, a medalha é fruto dos esforços da instituição para contribuir, por meio da ciência, com a elevação das taxas de cobertura vacinal no Brasil visando a promoção da saúde e da qualidade de vida das crianças e adolescentes. “Nos últimos anos, especialmente, temos lutado diuturnamente para combater as fakes news e levar informações de qualidade e baseada em evidência científica às famílias. Não tem sido um trabalho simples, mas nos deixa imensamente felizes poder ver uma melhora, mesmo que aos poucos, das coberturas vacinais em todo o País e, consequentemente, na assistência às crianças e adolescentes”, enfatizou o presidente da SBP.

Além da entidade, o dr. Renato Kfouri – presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP – também recebeu a medalha pelo seu trabalho de incentivo à vacinação e em prol da elucidação sobre saúde para a população. “Receber essa honraria muito me alegra porque mostra que estamos no caminho certo para poder permitir que nossas crianças e adolescentes tenham um futuro mais digno e com acesso aos seus direitos fundamentais. Me sinto honrado por estar tendo a oportunidade de ganhar uma medalha que traz um nome tão fundamental na história da saúde pública do nosso País, o sanitarista Oswaldo Cruz”, declarou dr. Kfouri.

MEDALHA - A Medalha do Mérito Oswaldo Cruz foi criada em 1970 e é voltada às pessoas e instituições que, de alguma maneira, contribuíram para a saúde dos brasileiros. Dividida nos níveis ouro, prata e bronze, a condecoração é concedida por meio de decreto da Presidência da República, mediante proposta do Ministério da Saúde.

Durante a cerimônia receberam a medalha entidades e personalidades como Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); Agência de Notícias Das Favelas –(ANF); Associação Brasileira De Saúde Coletiva (ABRASCO); Instituto Todos Pela Saúde (ITpS); Organização Pan-Americana Da Saúde (Opas); e mais.