A edição completa do volume 14, número 3, da revista Residência Pediátrica (RP), cobrindo os meses de julho a setembro de 2024, já está disponível para leitura e download. A publicação apresenta cinco seções e 25 artigos, proporcionando aos especialistas acesso a uma variedade de temas relevantes para a prática médica diária.
A primeira seção, intitulada Artigo de Revisão, traz o texto “Atualização das recomendações para o manejo da deficiência de ferro e anemia ferropriva em pediatria”. Um grupo composto por 22 especialistas dos Departamentos Científicos de Hematologia e Hemoterapia, e de Nutrologia se juntou para identificar grupos e fatores de risco relacionados à maior prevalência de deficiência de ferro e de anemia ferropriva em pediatria.
Em seguida, na seção Artigo Original, são apresentados sete publicações: “Tuberculose pulmonar e estado nutricional: estudo seccional com crianças e adolescentes”; “Avaliação do Eletroencefalograma de Amplitude Integrada em recém-nascidos maiores que 35 semanas de idade gestacional expostos ao crack e/ou cocaína no pré-natal”; “Gravidez na adolescência no Espírito Santo: planejando a assistência à saúde materno-infantil”; “Mortalidade perinatal: análise de necropsias médico-legais no período de 2018 a 2022”; “Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na adolescência”; “Descrição epidemiológica das crianças expostas verticalmente ao HIV em hospital pediátrico terciário de Santa Catarina”; e “Investigação de neutropenia em pacientes pediátricos”.
Em Ponto de Vista, é trazido o texto “A pediatria além dos muros de um hospital”. A publicação trouxe o relato de duas residentes do terceiro ano do curso de pediatria geral da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo sobre a experiência da expedição para a região do Parque Nacional do Xingu, que ocorreu entre junho e julho de 2023.
Já em Relatos de Caso são abordados 14 temas diferentes, entre eles: “Vasculite restrita aos rins em criança de 8 anos: Causa rara de glomerulonefrite rapidamente progressiva evoluindo para doença renal crônica terminal”; “Osteomielite de Garrè em Pediatria: relato de um caso raro”; “Metemoglobinemia secundária à intoxicação exógena intencional por fenazopiridina em adolescente: um relato de caso”; “Doença rara relatada em paciente pediátrico: síndrome de Pearson”; “Síndrome de realimentação no desnutrido grave: os desafios nutricionais”; “Manifestações neurológicas da Síndrome de Ogden: relato de caso”; e mais.
Por fim, em Tópicos Obrigatórios da Pediatria, é debatido o “Diagnóstico por pediatras do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): um papel crucial na detecção precoce e intervenção adequada”. O artigo busca abordar os aspectos essenciais da proposta de padronização para o diagnóstico, investigação e tratamento do TEA, fornecendo orientações para os residentes em pediatria.
PEDCAST SBP: "Introdução de alimentos para os bebês: quando começ...
21/01/2025 , 15:59Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
21/01/2025 , 16:03