Webinar marcará início de intercâmbio científico da Pediatria dos países lusófonos

A realização de uma live com a participação de especialistas indicados pelos representantes dos países que compõem o Grupo Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), marcará o início da troca internacional de conhecimento científico. O webinar acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro, às 15h (horário de Brasília) e visa atender a um pedido do Ministério da Saúde da África, segundo informou dra. Nilza Mussagy, da Associação Moçambicana de Pediatria (AMOPE). O tema central do evento online será sobre prematuridade, e contará com a palestra de um representante de Angola, Cabo Verde, Portugal, Brasil e Moçambique.

A decisão foi tomada na terceira reunião do Grupo, realizada no dia 10 de novembro. Na ocasião, cinco novos membros entraram para a comitiva: dr. Sulim Abramovici, secretário do Departamento Científico de Emergências da SBP e vice-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); dra. Mónica Oliva, membro da atual diretoria da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP); dra. Margarida Correia, membro da Seção de Imunização da Sociedade Angolana de Pediatria (SAP).

Também passaram a integrar o Grupo as dras. Zuleica Fernandes Monteiro, responsável pelo Serviço de Pediatria do Hospital Batista de Souza, da Ilha de São Vicente; e Odeth Mendonça Moreno Sanches, pediatra do Hospital Augustinho Neto, na Ilha de Santiago, ambas as ilhas localizadas em Cabo Verde. 

Os novos integrantes agradeceram o convite e parabenizaram a iniciativa da SBP, que, segundo eles, certamente agregará novos conhecimentos e troca de experiências de problemas comuns relacionados à saúde das crianças e adolescentes. “Certamente, nossos objetivos são muito próximos e essa troca de experiências sobre o melhor atendimento do recém-nascido, da criança e do adolescente do ponto de vista da ética, da bioética, da ciência, farão com que os pediatras continuem sendo a referência e o profissional mais adequado para esse tipo de atendimento”, destacou o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.