A constatação da pouca existência de periódicos científicos voltados para o médico residente de pediatria fez com que a Sociedade Brasileira de Pediatria criasse, em outubro de 2010, durante o I Congresso de Médicos Residentes de Pediatria, a revista Residência Pediátrica (RP). Pensada para ampliar os benefícios concedidos aos residentes que integravam o Programa de Médicos Residentes da SBP, a publicação se consolidou como um dos grandes canais de conhecimento e aperfeiçoamento para jovens profissionais.
Neste ano em que completa dez anos, os números mostram como a RP transformou a vida do residente em pediatria e também do pediatra experiente. Publicada quadrimestralmente, a RP recebe em torno de 25 artigos novos por mês para submissão, e alcança, em média, 95 mil acessos por mês. “Com uma diretriz editorial moderna e dinâmica, iniciamos janeiro de 2021 ultrapassando a casa dos três milhões de acessos”, conta a editora científica da RP, dra. Marilene Crispino, em entrevista especial ao SBP Notícias.
Na conversa, ela explica como se dá o processo de seleção e escolha dos artigos publicados, apresenta o crescimento exponencial da revista nas redes sociais, fala sobre as metas alcançadas ao longo desses dez anos e das novas formas de comunicação implementadas, como os podcasts. Também aponta para o processo de internacionalização da RP nos próximos anos.
LEIA A SEGUIR A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA.
SBP NOTÍCIAS – Como e quando surgiu a ideia de criar uma revista para o residente de Pediatria?
Dra. Marilene Crispino (MC) – A ideia surgiu da constatação de que existiam poucos periódicos voltados para o médico residente de pediatria. O marco decisório foi o I Congresso de Médicos Residentes de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizado no Rio de Janeiro no período de 10 a 12 de outubro de 2010.
SBP NOTÍCIAS – Por que se entendeu a necessidade de ter um periódico científico voltado aos residentes em pediatria?
MC – O objetivo da criação da RP foi ampliar os benefícios concedidos aos residentes que integravam o Programa de Médicos Residentes da SBP, com o propósito de incentivar os jovens profissionais a ler e a publicar artigos científicos, além de colaborar no aperfeiçoamento profissional.
SBP NOTÍCIAS – Quais as maiores dificuldades enfrentadas no começo da RP e como foram superadas?
MC – Não diria “maior dificuldade” e sim “maior desafio”: o de integrar as expectativas do nosso público-alvo com o trabalho desenvolvido pelo corpo editorial e pelo elenco de revisores e colaboradores, de modo a atingirmos o objetivo proposto.
SBP NOTÍCIAS – O foco da revista sempre foi o médico residente. Esse perfil, ao longo dos anos, mudou? A que se deve essa mudança?
MC – Inicialmente, o perfil da RP focalizava exclusivamente os residentes de pediatria, mas com a análise do número de acessos ao longo do tempo esse perfil se modificou para atender a todos os pediatras. Foi uma mudança bem-sucedida. Com uma diretriz editorial moderna e dinâmica, iniciamos janeiro de 2021 ultrapassando a casa dos três milhões de acessos à nossa página.
SBP NOTÍCIAS – Como é feito o processo de seleção e aprovação dos artigos?
MC – Todo material científico passa por processo de revisão duplo-cego realizado por especialistas. Cada artigo submetido para apreciação é encaminhado aos editores, que fazem uma revisão inicial quanto aos padrões mínimos de exigência da RP e ao atendimento de todas as normas requeridas para envio dos originais. A seguir, remetem o artigo a dois revisores especialistas na área pertinente, selecionados de um cadastro de revisores. Os revisores são sempre de instituições diferentes da instituição de origem do artigo e são cegos quanto à identidade dos autores e local de origem do trabalho. Após receber ambos os pareceres, os editores avaliam e decidem pela aceitação do artigo sem modificações, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Conforme a necessidade, o artigo pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos, visando oferecer ao residente a oportunidade pedagógica no processo de elaboração de um artigo científico.
SBP NOTÍCIAS – A dinâmica de publicação dos novos artigos mudou para o fluxo contínuo. Por que se enxergou a necessidade dessa mudança?
MC – A mudança foi feita para agilizarmos o processo de publicação. Dessa forma, à medida que os artigos são aceitos, traduzidos para a língua inglesa e diagramados, são imediatamente disponibilizados online. Isso possibilita uma leitura dos artigos “em tempo real”.
SBP NOTÍCIAS – E a Pré-Publicação do artigo, como funciona?
MC – A RP, comprometida com atualização constante, criou a seção “Pré-Publicação”, permitindo que os artigos recém-aprovados pudessem ser imediatamente acessados, ainda que não diagramados. Essa iniciativa foi fundamental, especialmente, neste período de pandemia. Como já dito, a RP procura sempre trabalhar em “tempo real”.
SBP NOTÍCIAS – Por que a RP aderiu às redes sociais? Essas ferramentas ajudaram no crescimento da Revista?
MC – Não é possível fugir das redes sociais nos tempos modernos. A aderência a elas foi uma necessidade para atender as exigências dos nossos leitores. As redes sociais ajudam na disseminação da informação científica, além de dar maior visibilidade aos periódicos de maneira geral.
SBP NOTÍCIAS – A RP buscou inovar e investir em podcasts. Quais benefícios essa ferramenta traz à imagem e à interação da Revista com os leitores?
MC – Os podcasts foram idealizados com o objetivo de ser um recurso a mais no processo de divulgação e de atualização do conhecimento. Eles possibilitam, de uma forma simplificada, compartilhar e acessar o conteúdo publicado, a qualquer momento. Criamos, inicialmente, a publicação de dois podcasts: às segundas feiras abordávamos os “Artigos em Destaques”, cujo foco eram os resumos de artigos publicados; e às quintas-feiras convidamos um especialista para comentar temas previamente selecionados considerando a importância social e epidemiológica, no programa RP Convida. Este último continua sendo produzido semanalmente e estrearemos a temporada 2021 no dia 25 de fevereiro, abordando o tema doenças raras.
SBP NOTÍCIAS – Quais os projetos e desafios da RP 2021?
MC – A RP é um periódico que está sempre em transformação para atender as exigências dos nossos leitores. O processo de internacionalização da RP será uma das metas em destaque. Conquistar e ter a participação de pesquisadores estrangeiros trará a oportunidade de compartilhar novas experiências e, sem dúvida, será um ganho para todos nós.
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32