15ª Cobrapem: primeira edição pós-pandemia reúne uma programação científica robusta para atualização dos congressistas

A programação de eventos científicos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em 2023 será concluída com o primeiro Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia pós-pandemia. A 15ª edição do evento será sediada em Belo Horizonte (MG), de 7 a 9 de dezembro, e reunirá grandes especialistas na área para promover a atualização científica dos congressistas. Ainda é possível garantir a participação no evento pelo lote promocional até o dia 26 de novembro.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE.

“Convido todos os pediatras para esse importante encontro e atualização em Endocrinologia e Metabologia.  O temário foi cuidadosamente confeccionado pela Comissão Científica e é altamente atualizado e contemporâneo. Desfrutaremos não só de uma programação científica diferenciada, mas também da bela e histórica cidade de Belo Horizonte”, enfatiza o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.

Realizado a cada dois anos, o Cobrapem é um evento tradicional da SBP que mobiliza a atualização dos pediatras em Endocrinologia, desde as questões rotineiras até as mais complexas. De acordo com o  presidente da Comissão Científica do evento e do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, dr. Crésio de Aragão Dantas Alves, os temas serão abordados de forma prática com o que há de mais recente na especialidade

“A Comissão Científica se empenhou para fortalecer o papel de educação continuada do Cobrapem, permitindo a atualização dos endocrinologistas pediátricos sobre as pesquisas mais recentes da área. Além disso, queremos promover uma excelente oportunidade para se fazer novos contatos, permitindo a divulgação da especialidade para médicos e profissionais da saúde”, ressalta o dr. Crésio.

PROGRAMAÇÃO – O primeiro dia de evento será iniciado com uma apresentação sobre a história da triagem neonatal em Endocrinologia em Minas Gerais. No dia 7 de dezembro, os congressistas também poderão acompanhar as conferências internacionais “Endocrine treatment in gender-diverse children and adolescents: outcomes of puberty suppression and hormone treatment in early adulthood” e “Congenital hyperinsulinism: update in diagnosis and treatment”, além de mesas-redonda sobre  obesidade, endocrinologia geral, adrenal e DDS e metabolismo ósseo.

Já no dia 8, acontecerão discussões de casos clínicos sobre DDS, adrenal, onco-endo, metabolismo ósseo, puberdade e crescimento. Os participantes ainda terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos com as mesas-redonda sobre crescimento, diabetes melito, puberdade e tireóide. A programação do dia será encerrada com a conferência internacional “Aromatase inhibitors to improve linear growth: whom, when and how to treat and monitor”.

A grade científica do último dia de evento terá início com a discussão dos casos clínicos abordando diabetes melito e lípides e nutrição. Em seguida, acontecerão as conferências “Como tratar a queixa de baixa estatura”, “Turner syndrome: when and how to replace sex steroid” e “Congenital hypopitutarism: etiology, diagnosis and treatment”.

O presidente do 15º Cobrapem, dr. Cristiano Túlio Maciel Albuquerque, pontua que o congresso manterá a vocação de excelência científica. “Também proporcionarmos momentos de reflexões sobre o papel do endocrinologista pediátrico na sociedade, discutindo temas complexos sob o clima ameno das montanhas de Minas, com sua hospitalidade, culinária, regionalismo, diversidade, arte e muita amizade”, afirma.