15º Simpósio Brasileiro de Vacinas: inscrições com desconto terminam no dia 20 de janeiro

Termina no próximo dia 20 de janeiro (domingo) as inscrições do primeiro lote de desconto para o 15º Simpósio Brasileiro de Vacinas, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe), que acontecerá entre os dias 15 e 18 de maio de 2019, em Aracaju (SE). Os valores variam de R$ 125, para estudantes de medicina inscritos na Liga de Pediatria, até R$ 850, para médicos não associados à SBP.

ACESSE AQUI E FAÇA AGORA A SUA INSCRIÇÃO PROMOCIONAL DE ACORDO COM A TABELA VIGENTE.

De acordo com o presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri, a programação científica, ainda em fase de definição, contará com os mais renomados especialistas na área de todo o País. Entre os temas que serão abordados estão a prevenção da doença meningocócica; vacinação para dengue; cenário da prevenção do HPV; vacinação de gestantes para prevenção de doenças na infância; entre outros.

Já os cursos pré-congresso acontecerão no dia 15 de maio e abordarão os temas “Vacinação além da infância e adolescência” e “Imunização de A a Z”. “Será a oportunidade única de troca de experiências e atualização do profissional que lida com a criança e o adolescente, e que tem na vacinação um dos pilares da saúde preventiva”, finaliza o dr. Kfouri.

REFLEXÃO – Para o presidente do evento, dr. Ricardo Gurgel, este é um momento de grande importância para a Pediatria. “Estamos num momento em que, um dos nossos orgulhos de funcionamento e eficiência, o nosso Programa Nacional de Imunizações (PNI), está fraquejando e a sua eficiência tem sido colocada em xeque” diz o médico.

Segundo o dr. Gurgel, desde 1973 o Brasil obteve crescimentos no número de vacinas disponíveis e coberturas vacinais, resultado de um esforço de grande magnitude. “Sempre demos conta disso com grande eficiência, nos tornando exemplo de como instituir e manter uma das mais importantes estratégias de saúde pública na história da Medicina”, observa o pediatra. Ele lembra que nos anos de 1970, o País já havia erradicado a varíola e na década seguinte se iniciou a erradicação da poliomielite.

“O último caso de pólio foi registrado em 1989 e, em 1994, recebemos o registro de Certificação da Ausência de Circulação Autóctone do Poliovírus Selvagem nas Américas. Também ficamos muito tempo sem ter casos autóctones de Sarampo, mas nos últimos anos eles voltaram, junto com a notícia alarmante de que estamos com nossas coberturas vacinais todas defasadas. Como pode? Sempre tivemos vacinas suficientes disponíveis para nossa população, por que agora não temos?”, pondera o presidente do evento.