18 DE OUTUBRO – DIA DO MÉDICO

Caros colegas pediatras,  

“Conservarei imaculada minha vida e minha arte”.  

Talvez este seja um dos trechos menos lembrados do Juramento de Hipócrates, mas, que nos tempos atuais, é, por certo, um dos que é mais preciso evocar!  

Vivemos um período turbulento nas mais diferentes esferas da vida no nosso País. Os médicos, assim como milhões de outros cidadãos, sofrem na pele os efeitos dessa onda perversa, que nos dá a sensação de um iminente colapso social, legal, moral e ético.  

Porém, sobre os ombros de nossa categoria repousa uma responsabilidade a mais: cuidar da saúde e do bem-estar da população.  

Nesse contexto, nós, pediatras, temos outorga ainda mais relevante: voltar nosso olhar, prioritariamente, para as crianças e os adolescentes, o patrimônio mais valioso de nossa Nação e a grande aposta para o seu futuro.  

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) compartilha com cada um dos 35 mil especialistas desse País, que se dedicam à infância e à adolescência, o prazer e as dores dessa honrosa missão.  

Sabemos das imensas dificuldades que nos assolam, dentre as quais se destacam:  

  • a falta de compromisso dos gestores públicos com o Sistema Único de Saúde (SUS), transferindo para os médicos a responsabilidade por suas omissões e ausências;
  • as precárias condições de trabalho na rede pública, que limitam nossa ação nos estabelecimentos de saúde em favor de quem busca e precisa de alivio;
  • as danosas interferências dos planos de saúde que, baseados numa lógica economicista, glosam procedimentos e interferem na autonomia de profissionais e pacientes;
  • a remuneração incompatível com nosso tempo de preparo e dedicação, a qual não valoriza nosso papel como médicos vocacionados, capacitados e preparados para nossa missão diária;
  • a violência que ronda postos de saúde, consultórios, prontos-socorros e hospitais, levando para nosso ambiente de trabalho uma sensação de insegurança em lugar da paz e da tranquilidade desejadas;
  • o cansaço e o stress, doenças da contemporaneidade, que nos levam à fadiga e cobram no nosso corpo a fatura pelo descaso com a saúde no País.  

Sabemos de tudo isso, e de tantos outros percalços que se somam ao nosso cotidiano, e nesse 18 de Outubro – Dia do Médico – trazemos a você nossa mensagem de estímulo.   Juntos, você, pediatra, e a SBP não baixarão à cabeça ante tamanhos desmandos.

Juntos, buscaremos estar mobilizados para defender nossos direitos e os de nossos pacientes. Juntos, faremos todo o possível para que o Brasil conte, sempre, com uma pediatria melhor e mais forte.  

Hoje não seremos ufanistas, mas aproveitaremos essa data para homenagear cada pediatra com um convite ao engajamento a essa luta transformadora, que poderá nos levar a um novo tempo.  

A cada um dos 35 mil pediatras brasileiros, o desejo de que se mantenham unidos para preservar sua vocação médica, uma síntese de técnica, conhecimento e arte que transforma vidas para sempre.    

Feliz Dia dos Médicos  

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA