1º Serão de Desenvolvimento e Comportamento Infantil, em Manaus (AM), acontece em 18 de novembro


O 1º Serão de Desenvolvimento e Comportamento Infantil promovido pela Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED), com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), acontecerá no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CRM-AM). O evento tem como objetivo a discussão dos principais temas atuais da área de desenvolvimento e comportamento. Serão debatidos assuntos como os sinais precoces do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a prevenção do estresse tóxico na infância (ETI), a ansiedade e o medo na criança, depressão na infância, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA).

INTEGRAÇÃO – O Serão da SAPED também faz parte de uma reinvindicação da Diretoria de Integração Regional junto à presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, que estará presente no evento, com o intuito de levar o conhecimento às filiadas que estão mais distantes do eixo Sul-Sudeste, onde não ocorrem muitos eventos de porte nacional.   De acordo com o dr. Fernando Barreiro, diretor de Integração Regional da SBP, é uma forma de a Sociedade estar presente nas filiadas. “Para 2018, pretendemos fazer esses cursos itinerantes em quatro filiadas: Roraima, Tocantins, Piauí e Paraíba. É uma forma de promover um retorno de conhecimento, educação continuada e recurso financeiro para a filiada”, conclui.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI

CASOS CLÍNICOS – No evento no Amazonas, será estimulada a discussão de casos clínicos, permitindo maior interação entre os participantes e os palestrantes, que serão membros de Departamento Científico da SBP. Entre eles, estão dra. Adriana Auzier Loureiro, dra. Ana Márcia Guimarães Alves, dr. João Coriolano Rego Barros e dr. Lívio Francisco da Silva. Todos da área de Desenvolvimento e Comportamento.

Além deles, o evento contará ainda com a presença do neuropediatra convidado, dr. João Francisco Tussolini. Segundo dr. Lívio, secretário do DC de Desenvolvimento e Comportamento, a participação dos pediatras é importante para que se tenha a percepção da necessidade de haver o diagnóstico precoce. “O intuito não é que o pediatra saia de lá sabendo tudo sobre o assunto, mas que tenha uma noção da importância de tentar buscar um diagnóstico, encaminhamento e, consequentemente, tratamento mais precoce”, afirma.

Ele reforça que tudo foi feito pensando nos participantes. “Vai ser um evento clínico dirigido à prática clínica do cotidiano do pediatra e com o intuito de ajudar a fazer o máximo possível de diagnósticos precoces nas crianças que passam pelos consultórios no dia a dia”, ressalta.