O 1º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Ferreira Liberal, participou do lançamento da 6ª edição da Caderneta de Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, em comemoração do centenário do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). A cerimônia aconteceu no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na última sexta-feira (5), na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Após um hiato de três anos, o documento voltou a ser distribuído para as unidades de saúde espalhadas pelo país. A nova versão traz como novidade a inclusão das vacinas de Covid-19 - disponível para bebês a partir dos seis meses de idade – no Calendário Nacional de Vacinação e mantém seu caráter intersetorial com informações sobre assistência social e educação. Além disso, o ministério prepara uma integração com o aplicativo Meu SUS Digital.
Também chamada de Passaporte da Cidadania, a caderneta é dividida em duas partes: a primeira é direcionada para família e cuidadores e a segunda é voltada aos profissionais de saúde.
“Esse é um documento extremamente importante que os pais da criança recebem no momento da alta hospitalar, logo após o nascimento, para que possam acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança desde o nascimento até os dez anos de idade”, explica dr. Edson Liberal.
Presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, frisa que a caderneta também permite acompanhar a situação vacinal na infância, além de outros cuidados fundamentais para a atenção integral e proteção da saúde. “É um instrumento de apoio ao trabalho das equipes de atenção primária, como registro de consultas e do desenvolvimento das crianças”, complementa.
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32