20º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria acontece nos dias 23 e 24 de novembro, em São Paulo

A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, dra. Luciana Rodrigues Silva, estará nos próximos dias 23 e 24 de novembro no 20º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), cujo tema é “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e na juventude”. O evento acontecerá no Hotel Maksoud Plaza, bairro Bela Vista, em São Paulo (SP). Com duas anuais, sempre sediadas nas principais cidades do País, trata-se de um espaço importante para a realização de debates sobre temas ligados à infância e à adolescência com diversos setores da sociedade.

Nesta edição, a programação científica tem ênfase nas questões psicológicas e familiares que são de interesse de todos os médicos e famílias que possam participar. “Essa tem sido a tônica de todos os Fóruns que foram realizados nos últimos quatro anos e esperamos com alegria a participação de um grande número de pessoas interessadas”, destaca o presidente da ABP, dr. José Martins Filho.

O evento é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria do Estado de São Paulo (SPSP). A inscrição é gratuita, mas com número limitado de vagas. Quem comparecer, terá ainda a oportunidade de assistir uma homenagem ao professor e acadêmico dr. Fernando José de Nóbrega, que ocupa a cadeira de número 3 da Academia, cujo patrono é o dr. Antônio Fernandes Figueira.

PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E SE INSCRIVER, CLIQUE AQUI

DEBATES - Na quinta-feira (23), a cerimônia de abertura começará às 8h30. Em seguida, a mesa-redonda “Distúrbios do humor na criança e no adolescente”, presidida pelo dr. José Dias Rêgo, coordenador dos Fóruns da ABP, abre os debates com as palestras “Insegurança e agressividade na criança e no adolescente”, ministrada por Francisco Assumpção Junior; “Depressão na criança e no adolescente”, com Beatriz Cauduro Gutierra; e “Redes sociais e distúrbios comportamentais”, conduzida por Vera Ferrari Rego Barros.

Na sequência, a mesa-redonda “O adolescente e as drogas – Um tema que não se esgota”, presidida pelo secretário da ABP, dr. Reinaldo Menezes Martins, encerra os debates da manhã. À tarde, a partir das 14h30, o dr. Nélson Grizard presidirá a mesa-redonda “Escolas inovadoras”. Após o intervalo, haverá a mesa-redonda “Medicina Integrativa”, presidida pela dra. Magda Sampaio Carneiro.

Para encerrar o primeiro dia de atividade, acontecerá a “Atividade Cultural Benjamin Schimidt”, com a apresentação da pianista Vera Astrakan, que executará uma obra de Villa-Lobos. Essa ação é uma homenagem ao patrono da ABP, dr. Benjamin José Schimidt, pediatra responsável por introduzir o exame de triagem neonatal no País, popularmente conhecido como Teste do Pezinho, que detecta doenças em recém-nascidos.

No segundo dia do evento, o tema “Creches, berçários, escolinhas – são necessários?” será discutido na mesa-redonda comandada pelo dr. Jayme Murahovschi. Em seguida, o dr. Luis Eduardo Vaz Miranda presidirá a mesa-redonda “Direitos do recém-nascido”, abordando os temas “O parto seguro”; “Direitos do Nascituro”; e “O papel da família frente aos direitos do recém-nascido”. A mesa-redonda “Aprendendo a entender os adolescentes”, sob o comando do dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa, encerrará o evento.