2º Congresso Piauiense de Pediatria encerra atividades com elogios do público pelo alto nível científico


Um grande sucesso, que marca a retomada à realização de grandes eventos destinados aos pediatras piauienses, após uma lacuna de quase 30 anos. Assim definiu o dr. Alberto Burlamaqui, presidente da Sociedade de Pediatria do Piauí (Sopepi), a realização do 2º Congresso Piauiense de Pediatria, promovido pela filiada, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entre os dias 14 e 16 de junho, em Teresina (PI).

“Uma das metas priorizadas pela Sopepi é atuar de forma a concretizar cada vez mais ações que promovam a educação continuada e a capacitação dos pediatras locais. A realização desse evento vem suprir uma demanda histórica dos nossos associados. A parceria estabelecida com a atual gestão da SBP foi fundamental para conseguirmos concretizar a iniciativa”, ressaltou.

O diretor de integração regional da SBP, dr. Fernando Barreiro, esteve presente na sessão de abertura do Congresso. Na ocasião, ele proferiu discurso dando ênfase para a importância da consulta pediátrica como instrumento de promoção da saúde de crianças e adolescentes, além de abordar diferentes aspectos sobre valorização profissional.

O alto nível científico e a participação empolgada dos congressistas foram pontos fortes e que chamaram a atenção da presidente do 2º Congresso Piauiense de Pediatria, dra. Maria Aline Cerqueira. “A grade foi cuidadosamente elaborada para fornecer as informações mais atualizadas em sintonia com as demandas recentes da nossa atividade profissional. Durante os três dias de atividades, o evento reuniu cerca de 300 especialistas e pudemos observar um grande comprometimento em todas as palestras. Muitos questionamentos e dúvidas sendo debatidas ativamente com a plateia sobre os mais diferentes temas”, disse.

PROGRAMAÇÃO – Ao todo cerca de 50 renomados especialistas locais e de todo o País participaram das palestras e mesas-redondas. Um dos destaques da programação foi a mesa-redonda sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hipertividade (TDAH), com a participação do dr. Joniel Soares e dra. Juliana Pádua, que abordaram os principais critérios para o diagnóstico, além de aspectos para o manejo clínico do problema. “O interesse gerado foi tão grande que a aula acabou se estendendo cerca de uma hora e meia a mais. Todos os presentes estavam muito atentos ao assunto, que tem sido diagnosticado com frequência na rotina dos atendimentos em consultório”, destacou a dra. Maria Aline.

Também lotaram os auditórios do evento as conferências sobre “Dificuldades alimentares na infância”, do dr Carlos Alberto Nogueira de Almeida; “Indicação e interpretação de exames para o diagnóstico em doenças alérgicas”, ministrada pelo dr. Wilson Rocha Filho; e “ O adolescente e a era digital”, conduzida pela dra. Jadiania Pedrosa Gonçalves.

EVENTOS PARALELOS – Simultaneamente ao Congresso, ocorreram o 1º Simpósio de Perinatologia do Piauí, o 1º Encontro de Ligas de Pediatria, além do 1º Fórum de Defesa do Profissional da Pediatria. Em pauta, debates a respeito da assistência prestada à saúde da gestante e do bebê depois do parto e tópicos de valorização profissional, como a luta por direitos e melhor remuneração do pediatra.

“Recebemos diversos elogios, um retorno altamente positivo dos participantes. Nossa intenção é dar prosseguimento e fomentar mais eventos como esse no Estado. A princípio, estabelecemos que o Congresso Piauiense ocorrerá com periodicidade bianual. Essa é uma iniciativa que estimula e valoriza os médicos e pediatras que atuam localmente na assistência à população pediátrica”, concluiu a dra. Maria Aline.