Com mais de 800 inscritos, o 2º Congresso de Pediatria da Região Nordeste (NordestePed) – ocorrido de 21 a 23 de março em Campina Grande (PB) – se consolidou como o maior evento da pediatria nordestina. Realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), esta edição contou com a parceria da Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP) e o apoio das outras oito filiadas da Região Nordeste, engajadas para entregar uma grade científica de alto nível.
A 2ª vice-presidente da SBP e vice-presidente da Comissão Científica, dra. Anamaria Cavalcante e Silva, destaca que “os temas desafiadores da pediatria abordados no evento proporcionaram interação, atualizações e capacitações e permitiram aos congressistas uma melhor reflexão no que tange a assistência às nossas crianças e adolescentes”, avalia.
O diretor de Integração Regional da SBP, dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, comemora o sucesso do evento. “Foi com muita alegria que vimos o sucesso do Congresso do Nordeste repetindo nesta sua edição a ideia de ser realizado fora das capitais e em cidades polos, garantindo integração com os pediatras do interior. É a SBP chegando ainda mais próxima dos pediatras. O evento foi um sucesso científico e um clima de alegria entre todos os participantes”, declara.
A presidente da SPP, dra. Maria do Socorro Ferreira Martins, afirma que o evento superou as expectativas em termos de público, expertise dos palestrantes, qualidade das aulas e toda a infraestrutura oferecida pelo congresso, além de uma excelente oportunidade de levar conhecimento atualizado aos congressistas com temas relevantes para a realidade da pediatria. Para ela, a presença de participantes de todas as regiões brasileiras comprova que o conhecimento não deve ficar restrito somente em uma região, mas compartilhado com todos.
“Nosso país é continental e cada região tem suas peculiaridades no cenário epidemiológico. A interiorização da ciência é importante para uma melhor assistência devido às particularidades de determinada localidade, contribuindo também para um maior engajamento entre os profissionais e o fortalecimento da especialidade. O conhecimento, quanto mais divulgado, trará maior benefício à humanidade e, em nosso caso, para as nossas crianças e adolescentes. Quem participou do nosso evento sai mais capacitado para o melhor tratamento e assistência ao paciente”, destaca.
MENÇÃO HONROSA – A Comissão Científica do 2º NordestePed recebeu 466 trabalhos científicos, os quais passaram por uma avaliação criteriosa da banca avaliadora. A presidente da Comissão Científica e coordenadora da Região Nordeste, dra. Marynéa Vale, disse que o volume de trabalhos submetidos nesta edição do NordestePed foi acima do esperado.
“Em um evento regional, esse volume tende a ser menor. Para nossa surpresa, foi acima do esperado, tanto que tivemos que fazer uma segunda chamada de professores para nos ajudar a avaliar”, comemora.
Para ela, a escolha dos trabalhos que receberam a Menção Honrosa não foi tarefa fácil, “pois foram apresentados temas atuais e diversos sobre vacinação, inteligência artificial e o uso das redes sociais com difusão do conhecimento científico”.
A seguir, veja os melhores trabalhos desta edição, que receberam a “Menção Honrosa”:
Tema livre:
- “Validação de aplicativo promotor de letramento em saúde infantil para crianças hospitalizadas: experiência exitosa”. Autores: Matheus Simplício Santos (UFPE), Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-Marinus (UFPE), Mirelly da Silva Barros (UFPE), Adélia Karla Falcão Soares (UFPE), Thaís Bezerra dos Santos Pereira (UFPE), Maria Vitória Belém Andrade (UFPE), Natália Souza Santana (UFPE), Igor Vinícius Anadias de Lima (UFPE), João Lucas de Brito Freitas (FPS) e Gustavo dos Santos Carvalho (UFPE).
- “A importância da vacinação: uma ação educativa teatral para crianças como uma experiência de sucesso”, de autoria de Maria Vitória Barbosa dos Santos, Alexandre Barbosa Beltrão, Analice Calazans dos Santos, Clara Moreno Gomes da Costa, Luzilene Pereira de Lima e Shalom Pôrto de Oliveira Assis, todos da Universidade Católica de Pernambuco.
Pôster comentado:
- “Utilização das redes sociais como instrumento informativo sobre neurodesenvolvimento”, cujo autores são da UFPB: Marciela Marinalva da Silva, Juliana Carneiro Monteiro Wanderley, Laís Maria Silva de Carvalho, Jamile da Silva Santos, Ana Luiza Rabelo Gonçalves, Maria Eduarda Rabello Vianna da Silva Pereira, Gisele Cristine da Silva, Catarina Maria Soares, Robevânia de Oliveira Tavares e Ana Karina Lima Buriti.
PRÓXIMA EDIÇÃO – A cidade sede da terceira edição do NordestePed já foi escolhida: Aracaju, capital de Sergipe, com toda a sua beleza natural e povo hospitaleiro, receberá os pediatras da Região Nordeste e de todo o Brasil para esse encontro que será marcado por muitas atualizações científicas, troca de conhecimento e confraternização entre os pediatras. A data do evento – que acontecerá em 2026 – ainda será definida.
PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19