2º Simpósio de Microbioma e 4º Simpósio SOESPE promovem integração e conhecimento entre pediatras do País

Com o objetivo de promover o conhecimento e a troca de experiências, pediatras de todo o País se reuniram para discutir sobre o microbioma infantil e diversos aspectos da saúde gastrointestinal, durante o 2° Simpósio de Microbioma e 4º Simpósio SOESPE – Highlights em Pediatria. Os eventos, que aconteceram simultaneamente, foram promovidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Espiritossantense de Pediatria (SOESPE), durante os dias 15 e 17 de junho em Vitória (ES).

Representando o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, o 2° secretário dr. Rodrigo Aboudib fez a abertura dos simpósios. “Poder fazer parte desta diretoria, ombreando nas lutas da pediatria brasileira, sob a liderança inconteste, visionária e democrática do dr. Clóvis, tem sido um aprendizado ímpar em minha vida. Realmente é um momento de muito orgulho e de realização estar em nossa terra com estes eventos. Essa parceria traduz de forma patente e eloquente o slogan da nossa gestão: Sociedade Brasileira de Pediatria e filiadas”, afirmou o dr. Rodrigo.

Ao agradecer os presentes e apoiadores, o pediatra fez um agradecimento especial à “velha guarda” da pediatria, sem deixar de mencionar os jovens especialistas. “Temos uma turma jovem, capitaneada pela nossa presidente, dra. Carolina Strauss, que nos dá a certeza e a tranquilidade de um futuro ainda mais auspicioso para nossa sociedade, cujo compromisso maior se confunde e se soma aos objetivos da SBP de produzir e difundir conhecimento, defender a pediatria e cuidar das crianças e adolescentes da nossa terra”.

Em uma mensagem enviada aos participantes, por meio de vídeo, o presidente da SBP ressaltou que os eventos proporcionarão aos participantes atualizações científicas importantes. “Essas atualizações redundarão em melhor assistência aos recém-nascidos, às crianças e aos adolescentes, ou seja, todos os nossos pacientes que são alvos de nossa atenção”.

Durante a abertura, a presidente da SOESPE também destacou a oportunidade de os pediatras mergulharem em temas relevantes e atuais, abordando desde as últimas pesquisas e evidências científicas até questões práticas do cotidiano. “Sabemos que enfrentamos desafios constantes em nossa jornada. A medicina avança rapidamente, novas descobertas são feitas e novas tecnologias surgem a cada dia. É nosso dever acompanhar essas transformações, atualizando-nos e adaptando-nos para oferecer sempre o melhor cuidado possível às crianças e suas famílias”.

Programação - Dando início à grade científica, em 15 de junho, foram abordados o microbioma e os distúrbios gastrointestinais funcionais, tema moderado pelo dr. Mauro Batista de Morais, professor de gastroenterologia pediátrica do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo. Debateram o assunto as dras. Roberta Paranhos Fragoso, presidente do Simpósio; Marise Helena Tofoli, gastroenterologista hepatologista; e Elisa de Carvalho, chefe da Gastrohepato do Hospital da Criança de Brasília.

A presidente do Departamento Científico de Hepatologia da SBP, dra. Gilda Porta, apresentou, no 4° Simpósio SOESPE, a miniconferência “Insuficiência Hepática no Neonatal”, em que ressaltou as principais causas que levam crianças menores de um mês de idade a uma falência hepática.

Durante os eventos especialistas abordaram ainda a importância do aleitamento materno na formação do microbioma do lactente, suas repercussões, a influência da alimentação, a correlação com a imunidade, com enfermidades alérgicas e muitas outras condições fisiológicas ou não.

Também foram apresentadas explanações sobre distúrbios de comportamento alimentar na infância e adolescência; vacina contra covid em crianças; diferenciação de infecções corriqueiras da infância e de erros inatos da imunidade; dermatite atópica; entre outros temas.