39º CBP: data para submissão de trabalhos científicos é prorrogada até o dia 9 de agosto

 A data para envio dos trabalhos científicos para o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) foi prorrogada até 9 de agosto. O evento, que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de outubro, em Porto Alegre (RS), é promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS)

Os trabalhos deverão ser inéditos, não tendo sido apresentados em qualquer outro congresso nacional ou publicado. As apresentações podem ser feitas no formato de pôster, sendo que os 20 com maior pontuação serão aprovados para a apresentação oral. Além disso, o melhor trabalho inscrito de cada estado e do Distrito Federal (DF) receberá menção honrosa.

O resumo do trabalho deverá contemplar os itens introdução, objetivo, método, resultados e conclusão. O texto deverá ter entre 200 e 300 palavras, sendo que, no caso de abreviaturas e siglas, é necessário explicá-las na primeira vez em que forem usadas. Já o resumo de relato de caso deverá conter introdução, descrição do caso, discussão e conclusão.

CLIQUE AQUI E CONFIRA NA ÍNTEGRA AS REGRAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

No momento da inscrição, os especialistas devem escolher dentre as seguintes áreas: Adolescência, Aleitamento Materno, Alergia e Imunologia, Bioética, Cardiologia, Dermatologia, Emergência, Endocrinologia, Gastroenterologia, Genética, Hematologia, Hepatologia, Imunizações, Imunologia Clínica, Infectologia, Medicina da Dor e Cuidados Paliativos, Nefrologia, Neonatologia, Neurologia, Nutrologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Pediatria Ambulatorial, Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento, Pneumologia, Reumatologia, Saúde Escolar, Segurança, Sono, Suporte Nutricional, Terapia Intensiva e Toxicologia e Saúde Ambiental.

A divulgação dos trabalhos aceitos será feita por meio do site do Congresso, em 2 de setembro, informando o modo de apresentação. O certificado de apresentação do trabalho será online e disponibilizado no site do Congresso ao final das atividades da programação científica. Além disso, os trabalhos ficarão disponíveis nos Anais dos Congressos, após o término do evento.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA – A grade científica conta com assuntos relacionados à obesidade infantil; a pele no verão; o álcool e as drogas; a alergia ao leite da vaca; as arboviroses; a visual atual sobre a asma em pediatria; a baixa estatura; o calendário vacinal da SBP para crianças e adolescentes; as dúvidas frequentes em imunizações; os temas polêmicos em aleitamento materno; a colestase no primeiro ano de vida; os diagnósticos das IDPs; a vacinação em situações especiais; entre outros.

Além disso, outros temas que estarão em voga são a publicidade médica; a radiologia; a saúde bucal; a sepse/choque séptico; a sonolência excessiva; o tabagismo; o transtorno do espectro do autista; o uso racional de antimicrobianos; os problemas comuns em ambulatório pediátricos; e mais.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA

SIMPÓSIOS – Outro destaque do evento são os três simpósios que irão ocorrer: Aleitamento, Pediatric Advanced Life Support(PALS) e Saúde Ambiental, sendo esses dois últimos inéditos. No Simpósio de Aleitamento serão abordados, por meio de conferências, palestras, discussão de casos clínicos e mesas-redondas, os “Avanços na alimentação do prematuro na perspectiva dos Bancos de Leite Humano”, as “Novidades em Aleitamento Materno” entre outros temas.

O Simpósio de Reanimação Pediátrica (PALS), por sua vez, promoverá mesas-redondas e conferências sobre” Suporte Básico De Vida e cuidados pré PCR”; “Suporte Avançado de Vida”; “Estabilização pós PCR”; entre outros assuntos. Já o Simpósio de Saúde Ambiental conta em sua programação com temas como a “Saúde ambiental em pediatria”; “O paradigma DOHaD (Origens da Saúde e Doença Humanas ligadas ao desenvolvimento)”; “Água e Alimentos: saneamento e contaminantes de origem biológica e química”; e mais.

Os associados à SBP possuem desconto na inscrição do evento. Os valores variam entre R$ 300,00 (para estudantes cadastrados na Liga de Pediatria) e R$ 1.250,00 (para médicos não associados), conforme tabela vigente.