3º CBO On-line: Conferência sobre defesa profissional abre atividades do evento

A conferência sobre “Defesa Profissional” foi selecionada pela Comissão Organizadora do 3º Congresso Brasileiro de Pediatria On-line para dar início à série de atividades programadas para o encontro. Iniciado na manhã da quinta-feira (28), o evento ocorre até o próximo sábado (30), em formato virtual, conectando especialistas de norte a sul do Brasil para debater os assuntos mais relevantes relacionados à assistência pediátrica.

O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Francisco Constantino, que esteve na coordenação da sessão, frisou a relevância do engajamento contínuo dos pediatras junto ao tema da defesa profissional, sobretudo em prol da luta por condições mais adequadas de trabalho.

“É basilar saber quem e quantos nós somos. No cenário nacional, em que há 55 especialidades médicas, o pediatra tem um papel diferenciado de protagonismo perante as famílias. É importante que essa função seja reconhecida e que estejamos unidos na reivindicação por melhores direitos para a nossa categoria”, afirmou.

Responsável pela condução da apresentação, o diretor de Defesa Profissional da SBP, dr. Fabio Augusto de Castro Guerra, expôs alguns dados da Demografia Médica 2023 referentes à pediatria brasileira. Conforme ressaltou, atualmente o País conta com mais de 48 mil pediatras, em sua maioria mulheres (75,6%).

“O perfil do pediatra vem mudando e não se limita mais ao de um médico que atua em busca da cura de doenças. Hoje, atuamos de forma ativa com foco na prevenção e promoção da saúde de maneira integral”, pontuou. Além disso, o especialista discutiu aspectos sobre a responsabilidade médica, discorrendo a respeito dos riscos da atividade e das medidas necessárias à proteção dos pediatras.

“A responsabilização pode ser imputada em casos de imperícia, imprudência ou negligência médica. É fundamental adotar condutas de proteção, especialmente por meio da correta elaboração dos documentos médicos, que são registros oficiais e servem como prova em favor do médico, a exemplo de prontuários, relatórios, entre outros”, disse o médico, que também ressaltou a importância da avaliação dos contratos de trabalho a serem assinados, mesmo quando a relação for estabelecida por meio da condição de pessoa jurídica.

Por fim, dr. Fabio Guerra, indicou ainda que a diretoria de Defesa Profissional da SBP se encontra à disposição de todos os associados que precisarem de orientação, por meio dos canais oficiais de atendimento da SBP.