40º CBP: Em debate, prevenção às drogas, violência e gravidez não planejada

“Drogas, violência, gravidez não planejada e prevenção”. Este foi foco de abordagem na tarde desta quarta-feira (04), durante o 40° Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP). Entre os assuntos expostos, ele destacou a importância do aconselhamento breve sobre álcool e outras drogas na consulta pediátrica; a gravidez não planejada; o uso de drogas e álcool; e a violência na atualidade dentro e fora de casa.

Na primeira defesa da mesa, o dr. João Paulo Lotufo, representante da SBP para o assunto de drogas, descreveu a crescente preocupação sobre a banalização e uso das drogas antes, durante e depois da gravidez e deu exemplos de como algumas substâncias podem afetar o recém-nascido durante a amamentação e sobre os danos, muitas vezes irreversíveis, para a saúde dos pequenos pacientes.  

“É de extrema importância que nós, pediatras, possamos orientar, aconselhar os pais, as crianças e os jovens sobre as lesões causadas pelas mais diversas drogas. A ideia é fortalecermos o programa de aconselhamento breve com abordagens nas escolas, consultórios e demais locais”, enfatiza dr. Lotufo. CLIQUE AQUI para conhecer a obra “Os 12 passos para evitar a armadilha dos vícios”, trabalho desenvolvido pelo especialista.