Cursos práticos, conferências e workshops marcaram os quatro dias de realização do 44º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, em Belo Horizonte (MG). O evento, que reuniu cerca de 1.500 participantes, foi realizado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e contou com a presença de renomados profissionais da área de saúde, entre eles, a presidente da SBP, dra. Luciana Silva, que ministrou palestra sobre “Alergia alimentar não IgE mediada: manifestações gastrintestinais”.
Especialistas do Brasil e exterior reuniram-se para tratar do tema “Alergia no Terceiro Milênio: Desafios e Ações”. A parceria entre a ASBAI e a SBP ofereceu aos participantes um intercâmbio científico entre alergistas e pediatras, resultando em assistência de qualidade para a criança e o adolescente.
Outros nomes da pediatria brasileira também marcaram presença no evento, entre eles a presidente do Departamento Científico de Nutrologia da SBP, dra. Virgínia Weffort, que abordou o tema "Obesidade e Asma"; e o presidente do Departamento Científico de Pneumologia da SBP, dr. Paulo Camargo, que ministrou a palestra sobre “Sibilância no lactente”, encerrando o Simpósio SBP.
O evento teve ainda com uma série de cursos teóricos e práticos para o aprimoramento do profissional em temas como “Biologia molecular - princípios para o clínico”; “Urticária e Angioedema”; “Imunoterapia”; “Prova de função pulmonar”; “testes com fármacos” e “Dermatite Atópica”.
AVALIAÇÃO – “Foi um evento grandioso, que tive a honra de participar e contribuir para a atualização científica dos participantes, com uma programação muito enriquecedora e preparada com alto nível de aulas práticas e teóricas. Toda a comissão organizadora do evento está de parabéns por mais esse sucesso, que contou com o nosso apoio irrestrito”, comenta a dra. Luciana Silva.
“O 44º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia foi um marco na medicina, devido à entrada no Terceiro Milênio com novo arsenal medicamentoso. Os imunobiológicos já são e serão ainda mais uma mudança significativa na terapêutica das moléstias alérgicas. A melhora clínica dos pacientes alérgicos será mais rápida e segura”, afirmou o dr. Eduardo Magalhães de Souza Lima, presidente do Congresso.
INTERNACIONAL – Também durante o evento, aconteceu o II Simpósio sobre Alergia Veterinária e ainda a realização do World Allergy Training School (WATS), simpósio direcionado ao jovem especialista, oferecido pela World Allergy Organization.
O 44º Congresso contou ainda com participações de várias entidades, entre elas a American College of Allergy, Asthma, and Immunology (ACAAI); European Academy of Allergy and Clinical Immunology (EAACI); Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC); Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunologia (SLaai) e Asociación Argentina de Alergia e Inmunología Clínica (AAAeIC).
*Com informações dos sites GenMedicina e Blog da Saúde MG.
Conteúdos relacionados no portal:
PRESIDENTE DA SBP PARTICIPA DO 44º CONGRESSO BRASILEIRO DE ALERGIA E IMUNOLOGIA
Repercussão:
BAND NEWS FM BH - Entrevista dr. Eduardo Magalhães de Souza Lima
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06