As repercussões decorrentes do aumento do número de atendimentos às crianças nos serviços de urgência e emergência, relacionados às alterações sazonais do VSR e outras infecções respiratórias, foram aspectos destacados na solenidade de abertura do 4° Congresso de Urgências e Emergências Pediátricas, em Brasília (DF). O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF).
Na oportunidade, a secretária geral da SBP, dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, disse que “os eventos científicos da SBP, além da atualização clínica dos participantes, permitem o fortalecimento de nossos compromissos com a saúde de crianças e adolescentes, valorizando o papel do pediatra em todos os níveis da rede de atenção à saúde".
Por meio de mensagem de vídeo, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, salientou que todas as ações pediátricas profissionais e as de assistência nas urgências e emergências, demandam conhecimento científico, grande senso de humanidade e rigorosos princípios éticos e bioéticos. “Esse evento revitalizará nosso conhecimento e reforçará a necessidade de agir e tomar decisões em situações emergenciais”, disse.
Em seu discurso, a presidente da SPDF, dra. Luciana Monte, disse que emergências em pediatria são frequentes e geram preocupação aos profissionais de saúde. Ela frisou que a assertividade diagnóstica, a sistematização da assistência, a humanização, a comunicação clara e o trabalho em equipe são cruciais para se obter as melhores chances de sucesso.
“A nossa conduta, enquanto médico pediatra, determina muitas vezes a diferença do desfecho entre o viver e o morrer. Por isso, atividades científicas como essa são tão importantes e resultam em boas práticas clínicas, beneficiando os profissionais da saúde, as crianças e a população em geral”, salientou.
A coordenadora regional Centro-Oeste da SBP, dra. Renata Seixas, citou o momento da sazonalidade da transmissão dos vírus respiratórios, em especial o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que pode levar à quadros graves, principalmente as crianças pequenas e com comorbidades. Ela chamou a atenção também para a valorização do trabalho do pediatra nos serviços de urgência e emergência, que muitas vezes sofrem ameaças ou violência física.
“São problemas recorrentes em todo o Brasil. Entendemos que é necessário um olhar diferenciado por parte dos gestores da saúde com a elaboração de planos emergenciais e planos de médio a longo prazo para evitar que esses problemas se repitam todos os anos”, destacou.
A presidente do evento, dra. Vilany Mendes Félix, disse que o evento tem por objetivo entregar o melhor desfecho ao paciente, em especial neste período de sazonalidade das doenças respiratórias, com a arte de cuidar, utilizando uma cultura focada no paciente através da troca de conhecimentos entre todos nós.
Também participaram da cerimônia de abertura o Dr. Sérgio Amantéa, presidente da Comissão Científica do congresso e presidente do Departamento Científico de Emergências da SBP; a dra. Lívia Pansera, presidente do CRM-DF; e o dr. Eduardo Vasconcelos, representante da ABMR.
HOMENAGENS – Durante a solenidade, os drs. Abdias de Queiroz Júnior, presidente de honra do congresso; e Vilany Mendes Félix, presidente do evento; foram homenageados pelo trabalho e dedicação por suas atuações na área de urgências e emergências pediátricas.
Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13