9 de setembro: SBP alerta para o Dia de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) chama a atenção da população para o dia 9 de setembro, mundialmente destinado à prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que é causada pelo consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação. Esse problema acarreta malformações faciais e em outros órgãos, microcefalia, retardo mental e distúrbios comportamentais, comprometendo o desempenho escolar do indivíduo afetado.

Como parte de seu esforço para combater e prevenir a SAF, em maio de 2017, a SBP lançou uma plataforma online com informações importantes para os pediatras e as mulheres sobre as vantagens de uma gestação livre do consumo de bebidas alcoólicas. No endereço eletrônico http://sbp.com.br/gravidezsemalcool, o internauta encontra acesso a dados sobre o que é essa síndrome, como diagnosticar a doença e quais os problemas que gera para as crianças, entre outros pontos.

Atualmente, a SAF é considerada a principal causa de deficiência intelectual não congênita no mundo, gerando custos altíssimos em saúde e educação. A SAF não tem cura e dura toda a vida! No entanto, ela é 100% prevenível, podendo ser, portanto, 100% evitável, desde que a gestante se abstenha do consumo de álcool durante a gravidez.

A ferramenta da SBP se soma à campanha #GravidezSemÁlcool, organizada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) com o apoio de outras entidades médicas, como o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Associação Paulista de Medicina (APM), Academia de Medicina de São Paulo, Associação Brasileira das Mulheres Médica e Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo (Sogesp). Em São Paulo, o esforço, que já acontece há nove anos, levou à criação de leis municipais – em Lins e na capital paulista – que reforçam a importância da prevenção à SAF.