9º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal celebrará os 30 anos do PRN-SBP

Para comemorar o 30º aniversário do Programa de Reanimação Neonatal da SBP (PRN-SBP) a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizará o 9º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, que acontecerá de 30 de maio a 1º de junho, em São Paulo (SP).

Além de congregar e atualizar pediatras, neonatologistas, enfermeiros e demais profissionais envolvidos na assistência perinatal, o evento promoverá discussões importantes que colaboram para a reflexão e aprofundamento científico, com base nas mais recentes diretrizes da reanimação.

O Simpósio contará com a presença de três convidados internacionais: Gary M. Weiner (EUA), Anup C. Katheria (EUA) e Arjan Te Pas (Holanda), membros do International Liaison Committee on Resuscitation, para atualização quanto ao estado da arte em vários tópicos da reanimação neonatal, além de convidados nacionais com ampla atuação na área.

“Durante o evento, os congressistas terão a oportunidade de discutir questões como o atendimento adequado ao recém-nascido a termo, o cuidado com o prematuro na sala de parto, a redução da asfixia perinatal, entre outras”, afirmam as presidentes da Comissão Científica do evento e Coordenadoras do PRN-SBP, dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg.

Para elas, o ano de 2024 é muito especial, pois o PRN-SBP completa 30 anos de existência. “Nesse período, o Programa mostrou seu dinamismo e importância ao certificar cerca de 140 mil profissionais da área da saúde, envolvendo a atuação de mais de 1.100 pediatras instrutores”, ressaltam.

12 MIL CAPACITADOS EM 2023 – A necessidade de reduzir os altos índices de mortalidade infantil no Brasil, através da melhoria na assistência neonatal, motivou a criação do PRN-SBP há 30 anos. Desde então, foram capacitados milhares de médicos e de outros profissionais de saúde. Apenas em 2023, o Programa qualificou mais de 7,8 mil médicos e 4,1 mil profissionais de saúde em reanimação neonatal de Norte a Sul do País.

De acordo com as coordenadoras do PRN-SBP, “os esforços empreendidos pelos pediatras da SBP têm sido fundamentais para salvar a vida dos recém-nascidos e ajudaram a construir uma assistência mais qualificada e humanizada na sala de parto”.