“…e no entanto é preciso cantar.
É preciso cantar e alegrar a cidade”.
(Chico Buarque de Holanda)
A Academia Brasileira de Pediatria (ABP) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), colaborando com atitudes e embasamento filosófico-ideológico que facilitem a continuidade de uma política em prol da criança e do adolescente em apoio aos indivíduos e instituições que cuidem das mesmas, formou o Coral da Pediatria Brasileira em 04 julho de 2007.
Sabemos todos, que em qualquer época da humanidade e em qualquer idade do homem, o lazer foi e deve continuar sendo parte integrante do seu crescimento saudável. Sabemos todos que as atividades lúdicas têm muitas formas de serem apresentadas. Sabemos, ainda que, entre elas, a música, cantada ou tocada, representa uma das mais fantásticas formas de comunicação, integração e superação. Já nos dizia Santo Agostinho que “cantar é rezar duas vezes”, ou usando a velha sabedoria popular, “quem canta, seus males espanta!”.
Com objetivos similares, e com a consciência de que nosso investimento no canto de crianças e adolescentes tem sua força maior no apelo à comunicação, integração e superação, a ABP fundou em 25 de agosto de 2008, o Grupo de Teatro da Pediatria Brasileira, que constitui um espaço de experimentação artística de novas possibilidades de relacionamento e de contato social através da expressão, própria da arte teatral, com foco no fortalecimento da autoestima das crianças. Com exercícios lúdicos, os integrantes dos dois grupos, Coral e Teatro, rompem resistências, participando dos trabalhos com energia e entusiasmo.
O ato de subir em um palco para cantar ou representar é mais que transmitir artisticamente uma ideia ou sentimento: é uma vivência importante para os jovens, em busca de espaços mais criativos de relacionamento social.
Assim, tanto o Coral da Pediatria Brasileira, como o Grupo de Teatro da Pediatria Brasileira, constituem-se em meios de comunicação e expressão da criança e do adolescente, que se propõem a refletir e a agir cooperativamente para a multiplicação em nosso país de espaços de convivência mais solidários e não excludentes, que busquem formas mais qualitativas e criativas de inserção social.
O Coral da Pediatria Brasileira tem como coordenador o dr. José Dias Rego e, como maestrina, Alice Ramos Sena.
O Grupo de Teatro da Pediatria Brasileira tem como coordenador o dr. Reinaldo Menezes Martins e, como diretora artística, Marília Martins.
Neste início do ano de 2014, estamos abrindo inscrições para novos participantes nos Grupos.
Os ensaios são realizados no Clube Hebraica – Rio de Janeiro – Rua das Laranjeiras nº 346.
Coral: às quartas-feiras, de 18h15min às 19h 30m.
Grupo de Teatro: às segundas-feiras, das 18h às 19h30m.
A participação de crianças entre 8 e 13 anos é gratuita.
Os interessados devem entrar em contato (tel: 2245-3083) com a senhora Daniela Melo, secretária da ABP, para agendar o primeiro contato.
Atenciosamente,
José Dias Rego
Presidente da Comissão Artística e Cultural da ABP
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12