“Celebrar os 30 anos do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é reconhecer o impacto significativo que ele teve na saúde neonatal no Brasil. Os avanços científicos e a formação contínua dos profissionais de saúde têm sido fundamentais para salvar vidas, mitigar o sofrimento e evitar sequelas”, afirmou o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, durante a solenidade de abertura do 9º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, em São Paulo (SP).
O evento – realizado entre os dias 30 de maio e 1º de junho – marcou o 30º aniversário do PRN-SBP, que tem desempenhado importante papel na redução da mortalidade infantil no Brasil. Desde a sua criação, o PRN-SBP tem capacitado milhares de profissionais de saúde, resultando em práticas mais eficazes e atualizadas na reanimação de recém-nascidos.
A presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), dra. Renata Waksman, destacou os temas da programação científica, cujas palestras trouxeram temas diversos e atuais, distribuídos entre colóquios, mesas redondas, com aulas ministradas por especialistas nacionais e internacionais com extensa expertise.
“Uma extensa e cuidadosamente selecionada programação foi organizada pela nossa Comissão Científica e pela presidente do evento, dra. Lílian. Durante este evento, também celebramos as três décadas do PRN-SBP, um exemplo de sucesso em saúde pública. A colaboração entre a SBP e a SPSP tem possibilitado a constante atualização dos protocolos e a disseminação de conhecimento de alta qualidade”, afirmou.
Coordenadoras do PRN-SBP e presidentes da Comissão Científica do Simpósio, as dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg destacaram o contínuo trabalho do Programa para proporcionar assistência de qualidade em cada momento do nascimento no País. “Neste nono Simpósio, com foco na educação continuada e atualização, o PRN-SBP preparou uma programação científica que procurou trazer o estado da arte dos temas mais controversos que cercam o cuidado ao nascer. Nossos convidados têm a mais alta qualificação em pesquisa, em educação, em prática da reanimação neonatal”, disseram.
A diretora de Cursos, Eventos e Promoções da SBP, dra. Lílian dos Santos Rodrigues Sadeck, contou, com emoção, sobre a sua participação no PRN-SBP. “Iniciei minha trajetória no Programa em 1994, fazendo parte de um grupo de 20 neonatologistas, que foram convidados pela SBP, para realizarem o curso de instrutores com instrutores do ILCOR. Tenho orgulho de estar aqui e falar sobre esse programa, cujo êxito se deve à atuação de inúmeros neonatologistas e pediatras, que abraçaram a responsabilidade de levar o conhecimento e capacitar os profissionais de saúde que atendem o recém-nascido na sala de parto”, disse.
HOMENAGENS – Durante a solenidade, uma homenagem especial foi feita aos pioneiros do PRN-SBP que, com dedicação e excelência, estabeleceram bases que trouxeram o Programa ao reconhecimento e sucesso. Os drs. Luís Eduardo Vaz de Miranda, José Maria Andrade Lopes, Alzira Helena Gomes Lobo e José Orleans da Costa foram reconhecidos por suas contribuições e por continuarem a inspirar gerações futuras.
“A dedicação e o pioneirismo desses profissionais foram essenciais para a criação e o desenvolvimento do PRN-SBP. É graças a eles que hoje celebramos três décadas de sucesso”, comentaram as dras. Maria Fernanda e Ruth, presidentes da Comissão Científica do evento.
Em seguida, ambas receberam uma homenagem surpresa. As honrarias foram concedidas em função de continuarem impulsionando o PRN-SBP, atingindo a expressiva marca de 150 mil profissionais de saúde capacitados para atender os recém-nascidos na sala de parto.
Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13