Com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e associações de pacientes, o projeto educativo “Saúde Brasil” está promovendo a ação “Abrace o raro”, iniciativa que alerta os pais sobre doenças raras que podem passar despercebidas nos primeiros anos de vida de uma criança. Como parte da campanha, estão sendo veiculadas propagandas na TV e nas redes sociais com diversas personalidades, entre elas o chef de cozinha Henrique Fogaça, um dos jurados do programa “MasterChef Brasil”, transmitido pela TV Band.
CONFIRA O VÍDEO COM HENRIQUE FOGAÇA
No vídeo, Fogaça chama atenção para a importância de prestar atenção ao desenvolvimento infantil nos primeiros meses e anos de vida. Além disso, o chef enfatiza que, ao perceber algum atraso, é essencial buscar imediatamente um médico para que a criança seja diagnosticada precocemente e receba o tratamento adequado.
Além das propagandas, para a ação também foram produzidos alguns documentários sobre o tema, que estão sendo veiculados na TV Cultura. O Saúde Brasil surgiu em 1995 com o propósito de promover a educação em saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Para isso, cria e desenvolve ações que auxiliam na multiplicação do conhecimento, utilizando diversas ferramentas e meios de disseminação de informações e orientações que ajudam na conscientização, incorporação e prática de hábitos saudáveis.
DOENÇAS RARAS - Uma doença é considerada rara quando afeta até 65 pessoas em cada grupo de 100 mil indivíduos. Atualmente, existem 7 mil doenças raras no mundo, impactando cerca de 6% da população. Em conjunto, essas doenças são tão comuns quanto o diabetes e a asma. São estimados cinco casos para cada dez mil pessoas. No Brasil, cerca de 13 milhões de brasileiros vivem com essas enfermidades.
As anomalias congênitas, muitas delas consideradas doenças raras, passaram da quinta posição de causa de morte até cinco anos de idade em 1990 para a segunda posição a partir de 2015. Em algumas regiões, como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, anomalias congênitas passaram a ser a primeira causa de mortalidade infantil até cinco anos de idade.
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06