Adesão a vacinas contra diversas doenças está caindo de forma significativa no Brasil

Publicado em 06 de julho de 2021 

O mais de meio milhão de vidas perdidas devido à covid-19 no Brasil, sétimo país do mundo com mais mortes per capita, ressaltou a necessidade de ampliar a vacinação contra o novo coronavírus — e, de fato, a maioria dos brasileiros está ansiosa para tomar a vacina contra a doença. 

Uma pesquisa realizada em maio mostrou que 91% das pessoas entrevistadas já haviam sido ou planejavam ser imunizadas contra o Sars-CoV-2, o vírus que causa a covid-19. Mas um número crescente de pessoas tem decidido adiar a vacinação de rotina, tanto suas quanto de seus filhos, que mantém doenças como poliomielite, tuberculose, sarampo, caxumba, rubéola e gripe sob controle. 

(...) Para o presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Renato Kfouri, a campanha de vacinação contra a covid-19 tirou o foco de outras vacinas, apesar de o “risco de as crianças adoecerem gravemente ou morrerem dessas outras doenças ser pelo menos 80 vezes maior do que o risco apresentado pela covid-19”. 

Clique aqui para ler mais.