Anualmente, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mobiliza suas filiadas por todo o País para promover o aleitamento materno. Durante o Agosto Dourado – mês que ressalta a importância do ato de amamentar para a mulher e o bebê – uma agenda especial é realizada de forma presencial e nas redes sociais, para conscientizar os profissionais de saúde e a sociedade em geral sobre os benefícios do aleitamento materno e as formas de promoção e apoio.
CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE DA CAMPANHA AGOSTO DOURADO
Para acompanhar o progresso das atividades nos Estados, o site da SBP será atualizado frequentemente com as informações encaminhadas pelas filiadas. A seguir, confira as iniciativas que serão realizadas durante o mês:
Acre – A Sociedade Acreana de Pediatria (SAP) realizará a abertura das ações em prol do Agosto Dourado no Centro de Saúde Barral y Barral, no primeiro dia do mês. O evento é direcionado para as mães que são atendidas no local, e promoverá conversas e entrega de kits maternidade. Será promovido ainda, no dia 09 de agosto, o III Seminário Estadual do Aleitamento Materno, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre). As atividades serão encerradas com a promoção de mamaços e rodas de conversa nas maternidades e bancos de leite locais.
Amazonas – A Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) realizará, no dia 08 de agosto, a Oficina de Treinamento para Profissionais de Saúde das Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h. O encontro ocorrerá presencialmente no Centro Universitário FAMETRO, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e contará com a participação de especialistas do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Saped.
Bahia – A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) realizará eventos relacionados ao Agosto Dourado, com apoio do Comitê de Aleitamento Materno de Salvador, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Comissão Pastoral da Criança e a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, conselhos regionais de diversas categorias profissionais, e gestores e profissionais de maternidades de ensino da Universidade Federal da Bahia, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, entre outros.
A programação terá início com o evento “Caminhada no Jardim de Alá”, no dia 6 de agosto, às 8h, seguindo pelo calçadão em direção ao Centro de Convenções de Salvador com faixas, placas e distribuição de panfletos sobre o incentivo à amamentação.
No dia 19 de agosto, profissionais de saúde abordarão transeuntes da Estação de Transbordo da Lapa, com panfletos, informações sobre o aleitamento materno e sua importância para a saúde pública da população. Por fim, acontecerá o Seminário do Agosto Dourado, no dia 24 de agosto, em formato híbrido, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
Distrito Federal – Durante toda a primeira semana de agosto, a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) fará postagens especiais alusivas ao aleitamento materno. Em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a entidade também realizará um seminário presencial sobre a importância da amamentação.
Espírito Santo – No dia 5 de agosto, a Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe) promoverá o evento “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães que trabalham”, às 9h, no Parque Botânico Vale. Na oportunidade, acontecerá uma roda de conversa com mães trabalhadoras e uma demonstração de coleta, extração e armazenamento do leite materno, com apoio de especialistas do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Soespe e dos programas de residências médicas em Pediatria e Neonatologia do estado do Espírito Santo.
Goiás – A programação da Sociedade Goiana de Pediatria (SGP) terá início com o evento “Toda mãe tem direitos! Os desafios da amamentação no retorno ao trabalho”, no dia 08 de agosto, às 20h. O encontro acontecerá de forma híbrida, presencialmente na Associação Médica de Goiás (AMG) e transmitido pelo canal do YouTube da SGP.
O Departamento Científico de Aleitamento Materno da SGP também conduzirá palestras na sede da entidade, em parceria com a Mantecorp, no dia 19 de agosto. Os especialistas debaterão sobre: “Anquiloglossia, consequências na disfunção oral e amamentação”; “Torcicolo congênito e postural x Anquiloglossia”; “É só um piczinho? Quando e como realizar o ato cirúrgico”; e “Over diagnóstico: quais evidências temos”. O evento é direcionado para pediatras e residentes em Pediatria.
Além disso, a entidade promoverá uma campanha sobre os direitos das mães trabalhadoras que amamentam, por meio da assessoria de imprensa nos veículos locais; e publicará conteúdos informativos sobre o tema ao longo de todo o mês nas redes sociais.
Maranhão – A Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA) apresentará a live “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, no dia 04 de agosto, às 20h. A ação acontecerá em parceria com o Ministério do Trabalho do Maranhão e abordará os direitos da mulher trabalhadora que amamenta. O encontro contará com a participação da presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, dra. Rossiclei Pinheiro.
Mato Grosso do Sul – As atividades da Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS) terão início com o 1º Simpósio Agosto Dourado – Apoie a Amamentação, entre 09 e 10 de agosto. O encontro ocorrerá presencialmente no Auditório Receita Federal do Brasil (Av. Desembargador leão Neto do Carmo, 3 – Jardim Veraneio – Campo Grande / MS), e contará com palestras sobre os direitos das mães trabalhadoras que amamentam; direitos da criança; violência obstétrica; papel dos bancos de leite; olhar psicológico para amamentação; manejo clínico da lactação; entre outros.
No fim do mês, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, acontecerá ainda a Jornada Agosto Dourado – Apoie a Amamentação, a partir das 7h30. Dessa vez, o evento acontecerá no Auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no endereço Rua Ivo Alves da Rocha, 558 - Altos do Indaiá, Dourados - MS.
Minas Gerais – A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), por meio do seu Departamento Científico de Aleitamento Materno, realizará nos dias 11 e 12 de agosto, a Jornada Mineira de Atualização em Amamentação, no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais. O evento será aberto ao público em geral, não se restringindo aos profissionais de saúde.
Pará – De 9 a 11 de agosto, às 8h, a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) realizará o evento híbrido “Atenção humanizada na atenção perinatal e neonatal”, no auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA).
Durante os dias de evento, especialistas conduzirão as palestras “Norma de Atenção Humanizada ao RN de Baixo Peso – Método Canguru”, “Desafios na Nutrição do prematuro”, “Desafios na amamentação do prematuro”, “Orientação sobre amamentação e nutrição”, entre outros.
Pernambuco – A Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) realizará o XVI Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno, no dia 15 de setembro, às 9h. O evento acontecerá no Auditório Alice Figueira, com apoio do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira.
Rio Grande do Norte – No dia 24 de agosto, às 8h, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) realizará o III Fórum Municipal de Aleitamento Materno de Natal/RN, com o tema “Apoie a Amamentação: faça diferença para mães e pais que trabalham”. O encontro será presencial no Centro Universitário do Rio Grande do Norte.
Rio de Janeiro – A programação da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj) começará com o VI Workshop de Aleitamento Materno, no dia 16 de agosto, às 8h30. O evento será presencial no Instituto de Educação Médica. No dia seguinte, a entidade também promoverá a live “Vozes da amamentação”, às 19h30, sobre a importância do aleitamento materno e as questões envolvidas no estímulo, na plataforma Teams. As ações serão encerradas com a “SMAM na Comunidade”, realizada presencialmente no Palácio do Catete, no dia 19 de agosto, às 9h.
São Paulo – A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) realizará o evento “Café da Manhã com o Professor - Faça a Diferença: Possibilite a amamentação para pais que trabalham”, no dia 5 de agosto, às 9h. O encontro presencial – destinado para pediatras e outros profissionais de saúde – acontecerá no auditório da entidade. As inscrições devem ser realizadas on-line, clique aqui.
No dia 31 de agosto, a SPSP promoverá a live “O que podemos melhorar para o Sucesso da Amamentação”, às 19h30. O encontro será para pediatras e interessados no tema e abordará as ações necessárias para estímulo à amamentação; marketing abusivo da indústria de alimentos; entre outras questões. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas previamente, clique aqui.
Santa Catarina – Entre as atividades planejadas pela Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), estão a veiculação de vídeo e artigo sobre a importância do apoio à mulher trabalhadora que amamenta. Os conteúdos serão divulgados nas redes sociais da entidade.
De 8 a 10 de agosto, a SCP participará do II Simpósio UNISUL de Aleitamento, às 19h, de forma online pelo Teams (para se inscrever, clique aqui). No encontro, os especialistas abordarão o papel da amamentação; importância do apoio às famílias que amamentam no retorno ao trabalho; direito da mulher trabalhadora e da estudante que amamenta; entre outros.
Sergipe – As ações da Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) teve início já no dia 26 de julho, com a palestra “Direitos da mulher trabalhadora que amamenta”, na Maternidade Lourdes Nogueira, em Aracaju. No dia 1º de agosto, acontecerá uma roda de conversa com profissionais e puérperas no Hospital Maternidade Santa Isabel, com o tema “Amamentar e Trabalhar: Quais os desafios?”.
As atividades no hospital terão continuidade de 2 a 7 de agosto com atividades setoriais com a roleta da amamentação; Dia do Mamaço do Bloco Neonatal; e cantinho da amamentação. Já no dia 2 de agosto, será realizada a live “O que falta na legislação brasileira para proteger a amamentação?” no Instagram da Câmara dos Vereadores.
No dia 3 de agosto, profissionais e acadêmicos da área da saúde poderão acompanhar o VII Seminário Estadual de Aleitamento Materno, no Auditório Uninassau, das 8h30 às 17h, com debates sobre repercussões na saúde materna e infantil baseados nas políticas públicas. Nos dias seguintes (4 e 5 de agosto), os shoppings Riomar e Jardins realizarão o Movimento Mamaço, às 15h.
Já na Rede de Banco de Leite Marly Sarney serão conduzidas uma programação especial durante o mês de agosto, com rodas de conversa para mães (8 de agosto); palestras com profissionais da Estratégia de Saúde da Família para promover o aleitamento (10 de agosto); roda de conversa com gestantes (16 de agosto); palestra “Faça a diferença para as mães e pais que trabalham”, na Faculdade Estácio de Sá (23 de agosto); e evento na Câmara de Vereadores de Nossa Senhora do Socorro, com o tema “Apoiar o aleitamento materno como uma responsabilidade vital para a saúde pública” (29 de agosto).
A programação será encerrada com a live no Instagram da Sosepe, no dia 30 de agosto, às 19h30; e a palestra “Perspectivas da amamentação das mães trabalhadoras”, no auditório da Universidade Tiradentes, no dia 31 de agosto, às 8h.
Tocantins – A Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP) promoverá uma campanha de arrecadação de frascos para doação de leite materno durante o mês de agosto, com apoio do Banco de Leite Humano do Tocantins. A iniciativa será conduzida no Banco de Leite do Hospital Dona Regina e Hospital Geral de Palmas, e contará com a divulgação e estímulo pelas redes sociais da STOP.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12