Agosto Dourado: Live da SBP discute desafios na lactação e o papel do pediatra

Em live voltada aos pediatras associados à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), especialistas do Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM-SBP), falam sobre o manejo prático da lactação. A atividade, realizada no último dia 1º, foi a primeira ação do Agosto Dourado e deu início à campanha nacional em prol da conscientização sobre aleitamento materno.

“Aleitamento materno é cláusula pétrea da SBP. Não abrimos mão de todas as orientações que sejam necessárias em relação à amamentação. Estamos inaugurando esse mês importantíssimo para a pediatria brasileira, para o futuro da sociedade”, enfatizou o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, na abertura da live. Na ocasião, ele relembrou a legislação que instituiu o Agosto Dourado (Lei 13.435/17) e falou sobre as atividades alusivas ao tema e que serão desenvolvidas pela entidade ao longo do mês.

Em seguida, a presidente do DCAM-SBP e moderadora da atividade, dra. Rossiclei Pinheiro abordou sua história com aleitamento e como a diversidade do Brasil traz desafios também para o aleitamento materno. “Tantas realidades diferentes nos levam à pergunta que norteia a campanha desse ano: como apoiar as mães nesse momento tão importante, em todas as circunstâncias? Pesquisas recentes mostram que o início da lactação e manejo técnico desse período é o momento no qual os pediatras devemos ter maior atenção”, disse.

CONFIRA A LIVE COMPLETA AQUI

O evento contou ainda com palestras das pediatras do DCAM-SBP dras. Lelia Cardamone Gouvêa (“Crise transitória na lactação”); Izailza Dantas Lopes (“Pega incorreta”); Lúcia Mendes de Oliveira Rolim (“Consulta pré-natal”); Dolores Fernandez Fernandez (“Confusão de bicos”). Ao final, foram respondidas perguntas sobre maternidades lotadas e a dificuldades no retorno mais rápido das mães ao pediatra para solucionar possíveis dúvidas sobre a amamentação; problemáticas do uso de bico de silicone (mamilo intermediário); o que fazer com as crianças que têm diagnóstico anquiloglossia na maternidade; entre outras.