Em continuidade às ações propostas em alusão ao Agosto Dourado, mês da amamentação no Brasil, o Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou oito novos textos contendo perguntas e respostas na plataforma “Pediatria para Famílias”. Os temas vão desde as dúvidas mais comuns das mães sobre a amamentação até as questões relacionada à depressão pós-parto.
CLIQUE AQUI PAR LER O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA
Sob o tema “Estou grávida. O que fazer para conseguir amamentar? ”, um dos documentos tira as principais dúvidas das mamães sobre esse ato que é imprescindível na vida das crianças. Dentre os assuntos abordados estão: o que é necessário para a amamentação; o que a gestante precisa fazer para se preparar para amamentar; onde e quando procurar ajuda sobre a amamentação; o que fazer antes de começar a amentar quando estiver na maternidade; qual o melhor jeito para se amamentar o bebê; e até quando é necessário amamentar.
“Durante a gravidez, o corpo já se modifica para essa função. As mamas ficam maiores, as aréolas (a parte escura em volta do mamilo) mais escuras e os mamilos mais sensíveis. Por isso, atualmente não se recomendam, por exemplo, exercícios que esticam os mamilos ou esfregar os mamilos com buchas ou tecidos ásperos, nem banho de sol nas mamas, mas sim procurar ter informação de qualidade”, enfatizam os especialistas.
PREMATUROS - Já em “Amamentação de prematuros” são respondidos questionamentos como: se a mãe irá conseguir amamentar; o que é necessário fazer para se ter sucesso no aleitamento materno dos bebês nascidos pré-termo; com que frequência deve ser extraído o leite para o bebê; o que fazer se o bebê ainda estiver na UTI; e como a mães de prematuros podem ajudar na recuperação de seus filhos.
Há também perguntas sobre a “Disquesia” e o que fazer nos casos em que o bebê passa por isso; sobre a “Mastoplatia e amamentação”, abordando as indicações para uma cirurgia de redução de mamas; se a cirurgia atrapalha a amamentação; e o que fazer caso a mãe decida realizar a cirurgia.
Outro tema de extrema relevância trazido na plataforma é “Depressão pós-parto”, no qual é explicado o que é esse transtorno; como diferenciar essa condição de melancolia ou tristeza puerperal (baby blues); se isso pode interferir na amamentação; como saber se uma mãe tem o transtorno; e o que fazer se a mulher tiver sinais de depressão pós-parto.
PLATAFORMA - Além disso, no Pediatria para Famílias é possível ainda encontrar diferentes textos acerca dos mais diversos assuntos de aleitamento materno como a importância da amamentação; a preparação para o aleitamento materno; a produção do leite materno; os acessórios que auxiliam na amamentação; como colher e estocar o leito materno; entre outros.
O Pediatria para Famílias é uma plataforma online com vários conteúdos produzidos pelos Departamento Científicos da SBP e tem como objetivo ser referência para os pais, mães, educadores e cuidadores de crianças e adolescentes brasileiros. O site possui textos atualizados sobre prevenção e cuidados, desenvolvidos com linguagem especialmente adaptada para facilitar a compreensão do público em geral.
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32