ALERTA AOS MÉDICOS: SBP denuncia ação irregular na venda de cursos em Pediatria


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta os médicos e a sociedade sobre uma ação que vem causando prejuízos aos pediatras brasileiros. De acordo com relatos encaminhados à entidade, está sendo oferecido na internet, sem a autorização da SBP, um curso preparatório para obtenção do Título de Especialista em Pediatria.

A Sociedade esclarece aos médicos pediatras que atualmente os cursos livres e de atualização em Pediatria oferecidos pela Manole Educação não possuem intermediários ou representantes. As vendas são exclusivas pelo site e www.manoleeducacao.com.br e ninguém está autorizado a vender os cursos por meio de outros canais, motivo pelo qual a SBP não se responsabiliza por eventuais compras feitas fora destes canais.

Vale ressaltar que os cursos desenvolvidos pela SBP e comercializados pela Manole têm uma sequência pedagógica exclusiva e que qualquer configuração autônoma não permite ao aluno realizar avaliação ou obter certificado com uma chancela importante na área de sua atuação.

Diante do risco, a SBP desautoriza qualquer venda feita em nome da entidade ou de seus funcionários e recomenda aos médicos que entrem em contato com a SBP para confirmar qualquer informação suspeita. Os relatos notificados estão sendo analisados pela Assessoria Jurídica da entidade para tomada de providências judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Já os cursos oferecidos pelo Sistema de Educação Continuada à Distância (Secad) possuem representantes nos estados. No entanto, caso haja suspeita se determinado vendedor faz parte ou não da equipe, solicitamos que entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (51) 3025-2550 (segunda a sexta, das 8h30 às 18h) ou pelo e-mail [email protected].

A SBP orienta a todos que sofrerem este tipo de abordagem a procurar o Procon e o Reclame Aqui para denunciar o ocorrido.  A entidade também pede que este alerta seja divulgado entre colegas de profissão, estabelecimentos de saúde e entidades médicas como forma de prevenir futuros prejuízos.