A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta os médicos e a população em geral sobre a ação de golpistas que se apresentam como representantes da entidade para oferecer conteúdo exclusivo de atualização na especialidade e revendem cópias não autorizadas de material didático. De acordo com relatos enviados à instituição, os indivíduos voltaram a agir nesta semana, desta vez em Salvador (BA).
Diante dos riscos e prejuízos que podem ser causados, a SBP desautoriza qualquer venda feita em nome da entidade ou de seus funcionários e pede que os pediatras tenham cautela com ligações do mesmo tipo, com pedidos atribuídos a outras entidades médicas.
Em caso de abordagens indevidas, a entidade recomenda aos médicos que entrem em contato com a SBP ou com suas empresas parceiras - a Manole ou o SECAD – para checar qualquer informação suspeita, se possível com dados dos envolvidos (nomes, telefones ou e-mail) para providências. A SBP pede ainda que este alerta seja divulgado entre colegas de profissão, estabelecimentos de saúde e entidades médicas.
O alerta é importante, pois a SBP e as editoras parceiras não se responsabilizam por eventuais compras feitas com pessoas sem autorização, sendo que situações irregulares estão sujeitas às sanções e penas estabelecidas na Lei nº 9.610/98, que trata dos direitos autorais.
Segundo a SBP, os cursos livres, de atualização e os demais conteúdos em Pediatria são pela Manole Educação, que efetua suas vendas exclusivamente pelo site www.manoleeducacao.com.br, e pelo Sistema de Educação Continuada à Distância (SECAD), cujas operações ocorrem pelo endereço https://www.secad.com.br/ e por meio de representantes em algumas localidades.
As duas editoras comercializam apenas títulos próprios, nos quais constam a logomarca da empresa. A SBP destaca ainda que cursos desenvolvidos, em parceria com a Manole e o SECAD, têm uma sequência pedagógica impossível de ser reproduzida. Outro problema é que material pirata (irregular) não permite ao comprador realizar avaliação ou obter certificado com chancela em área de sua atuação.
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32