A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta semana a liberação de uma série de lotes da substância Palivizumabe, destinada à profilaxia de pacientes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), em especial, bebês prematuros, cardiopatas e com doença pulmonar crônica.
A decisão foi tomada após a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhar ofício à Agência, expressando sua preocupação com o desabastecimento do medicamento em diversas unidades hospitalares privadas do País. A decisão da Anvisa foi interpretada como mais uma conquista da atual gestão da entidade em benefício da saúde da população pediátrica brasileira. “A SBP vem atuando de forma constante para solucionar questões relativas à assistência das crianças e dos adolescentes e, principalmente, atenta a possíveis riscos que prejudiquem o bem-estar deles”, destacou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, ao comentar a liberação.
No documento enviado à Anvisa, a SBP cobrava celeridade no processo de autorização dos lotes, dando ênfase à necessidade da imunização, justamente no período de sazonalidade do vírus, para evitar o aumento no número de internações de lactentes jovens.
De acordo com o presidente do Departamento Científico de imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri, o Palivizumabe é especialmente indicado para as formas graves de infecção causadas pelo VSR. “A profilaxia com o medicamento é fundamental contra agravos em vias aéreas inferiores, como bronquiolites e pneumonias. Garantir o acesso à imunização é importante inclusive para prevenir o avanço dos casos de óbitos evitáveis”, explicou o especialista.
Desde janeiro de 2018, a profilaxia com Palivizumabe consta na Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS), tabela que reúne os procedimentos e eventos custeados pelas operadoras de planos de saúde. A incorporação do medicamento foi também protagonizada pela SBP, que conduziu as negociações do pleito junto a Agência Nacional de Saúde (ANS). Pelo SUS, o medicamento está disponível desde 2013, regulado pela Portaria nº 522, do Ministério da Saúde.
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32