Asma x covid-19: como diferenciar os sintomas nas crianças

Publicada em 9 de maio de 2022.

Com a chegada das estações mais frias do ano, as doenças respiratórias voltam à tona e, com isso, chegou o momento de entender quais são os sintomas que diferem a asma e a Covid-19. Veja a entrevista concedida pelo presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, dr. Renato Kfouri, sobre o assunto.

Antena 1: Quais são as diferenças entre os sintomas da Asma e Covid-19?

Dr. Renato Kfouri: A asma, uma doença inflamatória obstrutiva das vias aéreas inferiores, na qual o brônquio faz um espasmo e dificulta a entrada de ar. Isso é recorrente no asmático, com episódios como esse que se repetem periodicamente. A asma é um quadro infeccioso que, às vezes da febre, tosse e secreção. A asma é diferente da Covid-19, que é uma infecção viral, já outros sintomas respiratórios, como a dor de garganta, são mecanismos de doenças completamente distantes. Pode ser que alguém que pegue um resfriado, uma gripe, covid e entre em crise de asma pelo quadro viral. Como consequência, mas são doenças diferentes.

Antena 1: Qual é o risco da asma quando uma criança contrai Covid-19, mesmo para aquelas que já foram vacinadas?

Dr. Renato Kfouri: Os estudos mostraram que asma não é fator de risco. Asma leve, moderada, não é fator de risco para agravamento do coronavírus. Existe alguma controvérsia em relação à se isso traz algum risco ou não, porém de forma geral não consideramos asma como um fator de risco para a doença mais grave.

Leia aqui a íntegra da entrevista.