A “Consulta do adolescente no século XXI” foi o tema da palestra ministrada pela presidente do Departamento Científico (DC) de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Alda Elizabeth, na mesa de abertura da 5ª Semana Científica do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero). Na oportunidade, a especialista abordou assuntos que têm ganhado destaque no contexto da assistência aos adolescentes, especialmente nos últimos anos, como o excessivo culto ao corpo, a obesidade, a dependência da tecnologia, o suicídio, entre outros.
Segundo a dra. Alda, as discussões a respeito do “Cutting” despertaram um interesse especial nos especialistas presentes. “A autoagressão é um sinal de alerta que não pode ser menosprezado. Quando o jovem pratica violência contra o próprio corpo, significa que existe uma dor muito grande, de fundo emocional, com a qual ele não consegue mais lidar. Infelizmente, essa é um problema cada vez mais frequente entre os pacientes pediátricos”, afirmou.
No decorrer dos debates, outro tema destacado foi a relação dos jovens com a tecnologia. De acordo com a especialista da SBP, os pediatras precisam orientar pais, crianças e adolescente sobre os riscos relacionados ao mau uso da internet e dos jogos eletrônicos. “Os jovens estão conectados como nunca e, justamente por isso, precisam de mais mediação em relação às horas de tela e ao conteúdo que consomem. Ao mesmo tempo que eles têm muitos amigos nas redes sociais, não possuem amigos próximos. A sensação de solidão e a falta de apoio podem gerar prejuízos significativos”, enfatizou.
A pediatra reforçou também a importância da relação humanizada entre médico e paciente, com ênfase no direito do paciente ao sigilo médico. “Às vezes, o paciente chega ao consultório com uma questão inespecífica. No fundo, ele quer falar de algo mais sério que está acontecendo com ele, como violência sexual, maus tratos, bullying ou ideias suicidas. A consulta individual, sem a presença da família, pode ser recomendada para valorizar o adolescente e ampliar a sua liberdade”.
O evento, ocorrido entre os dias 11 e 15 de setembro, em Porto Velho (RO), contou ainda com a participação do representante da SBP para ações de combate ao álcool, tabaco e drogas, dr. João Paulo Becker Lotufo. Na ocasião, o pediatra apresentou à plateia os temas “Planejamento Familiar, como o Pediatra pode Ajudar?” e “Álcool e Drogas na Infância e Adolescência”. O público recebeu ainda os documentos científicos sobre “Disforia de Gênero” e “Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital”, elaborados pelo DC de Adolescência da SBP.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12