A Comissão de Seleção para Editor-Chefe do Jornal de Pediatria acaba de nomear o dr. Renato Procianoy para novo mandato de quatro anos como editor-chefe da publicação. O médico assumirá a nova gestão a partir de janeiro de 2022. Com 87 anos de história, o periódico é um dos mais importantes da produção científica dos programas de pós-graduação da especialidade no País, além de veículo de divulgação para pesquisadores nacionais e internacionais.
Ao longo deste tempo, conquistou um conjunto de indexações, como a Index Medicus/MEDLINE, SciELO, EMBASE/Excerpta Medica, Medical Research Index, University Microfilms International, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Sociedad Iberoamericana de Información Científica (SIIC) Data Bases, Science Citation Index Expanded, Journal Citation Reports/Science Edition, Web of Science.
Durante conversa com o SBP Notícias, dr. Renato Procianoy ressaltou que o periódico continuará com a divulgação de temas de qualidade e de interesse dos especialistas para conquistar ainda mais representatividade na área. “Reiteramos nosso empenho para que essa publicação que leva o selo e o nome da pediatria nacional se projete ainda mais no cenário internacional”, disse.
No bate-papo, ele também comenta um pouco sobre o trabalho a ser desenvolvido nos próximos anos. Leia a seguir a íntegra da entrevista.
SBP Notícias: Quais são os desafios e novos rumos do JPed?
Dr. Renato Procianoy (RP): O grande desafio é manter a qualidade que já temos e cada vez aumentar mais sua importância dentro dos cenários nacional e internacional.
SBP Notícias: O que o senhor prevê como próximos passos desse trabalho no ano que vem e nos demais?
RP: Nos próximos anos, pretendemos buscar maior inserção do JPed dentro da comunidade de pediatras brasileiros. Para isso, temos em mente a realização de alguns projetos de divulgação das publicações que possam interessar ao dia a dia dos pediatras. Também queremos renovar nosso Conselho Editorial e fazer com que seus membros nacionais e internacionais tenham mais participação.
SBP Notícias - O corpo editorial filtra bem a qualidade dos trabalhos e isso contribui para o maior número de leitores e citações, certo?
RP: Sim, o Conselho Editorial é fundamental para selecionar artigos que tenham interesse e que sejam bem elaborados metodologicamente. Sua responsabilidade é muito grande, já que no momento em que uma revista importante divulga trabalhos de baixa qualidade, isso pode repercutir na prática diária das pessoas que leem essa revista.
SBP Notícias: O crescimento do fator de impacto de uma publicação não depende só do editor, mas também dos seus autores. Como o senhor avalia esse comentário?
RP: Essa é uma afirmação real. Os autores tendem a enviar seus artigos para as melhores revistas. Para ter um bom fator de impacto, precisamos ter bons trabalhos. Quanto melhor a revista, melhores são os artigos que são submetidos, que consequentemente, geram uma melhor avaliação da revista. Por isso, a importância de termos um Conselho Editorial bem atuante e que haja uma boa seleção dos artigos que estão sendo submetidos.
SBP Notícias: O fator de impacto do JPed subiu de 2,029 para 2,197 de 2019 para 2020. Um aumento considerável. Qual é a importância do fator de impacto para o periódico?
RP: O fator de impacto revela a importância da publicação no cenário internacional, pois mede basicamente a citação internacional dos artigos que são publicados no periódico. Logo, quanto maior o fator de impacto, maior a inserção internacional. E esse talvez não seja o único indicador importante, mas é um indicador bastante significativo. Por isso, buscamos sempre uma melhora nesse índice. As agências financiadoras de pesquisa levam muito em consideração o fator de impacto dos periódicos quando os pesquisadores procuram o financiamento e mandam seus currículos mostrando onde publicam suas pesquisas.
SBP Notícias: O envio não só os artigos originais, mas os de revisão também devem ser incentivados?
RP: O Jornal de Pediatria mantém um padrão de dois artigos de revisão e doze artigos originais por número. Temos muito interesse nesses dois tipos de artigos. Gostamos de ter artigos de revisão bem atualizados e que sejam de grande proveito da comunidade pediátrica de forma geral, e artigos originais de pesquisa que sejam bem elaborados e tragam conceitos importantes para a classe pediátrica e, principalmente, para os investigadores dentro da área pediátrica.
SBP Notícias: Como o senhor vê a participação dos brasileiros e da comunidade científica no envio de trabalhos para tornar a revista mais consistente como ela tem conseguido?
RP: O JPed visa muito aos pediatras brasileiros e, por isso, nós fazemos um trabalho muito intenso junto aos pesquisadores do nosso País, principalmente os vinculados aos programas de pós-graduação, para que estes enviem os resultados de suas pesquisas. Mas o periódico também tem uma importante inserção internacional, e com isso também temos recebido artigos do exterior de boa qualidade, conseguindo assim, diversificar a quantidade de artigos publicados e manter uma qualidade elevada.
SBP Notícias: Qual mensagem deixa para os pediatras e leitores do jornal?
RP: O jornal tem dois tipos de público: de um lado estão os autores que querem publicar seus artigos nas revistas de maior fator de impacto e de maior importância no cenário internacional; já a outra clientela é composta pelos seus leitores, que querem ler artigos importantes que possam contribuir para suas atividades no dia a dia. Queremos dizer aos associados que vamos sempre procurar publicar artigos de melhor qualidade e do interesse dos pediatras leitores do JPed.
PEDCAST SBP: "Introdução de alimentos para os bebês: quando começ...
21/01/2025 , 15:59Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
21/01/2025 , 16:03