Audiência pública debate impactos da pandemia na saúde mental de crianças e adolescentes

 A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foi convidada a participar, na última semana, de uma audiência pública virtual promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Na ocasião, foram discutidos os impactos da pandemia de covid-19 na saúde mental de crianças e adolescentes. Representando a entidade, esteve presente a dra. Luci Pfeiffer, secretária do Departamento Científico de Segurança da SBP.

A médica destacou a mudança da rotina das famílias em todas as classes sociais e a necessidade de adaptação a uma convivência maior com os filhos. “Há uma desigualdade de oportunidades e recursos, com muitos precisando sair para trabalhar ou desempregados, e com diferentes repercussões no psiquismo dos pais e responsáveis e, especialmente, dos filhos, que se veem privados do convívio social”, destacou.

Na ocasião, ela abordou também as dificuldades que alguns alunos enfrentam para acompanhar consistentemente o ensino online e a necessidade de uma avaliação de cada um deles quanto ao aprendizado. Além disso, também se discutiu como a ausência da escola presencial retirou das crianças um observatório de seu bem-estar e uma fonte de diagnóstico e denúncias das violências intrafamiliares ou domésticas.

ONLINE - O debate, de iniciativa do deputado Diego Garcia (Pode-PR), foi transmitido virtualmente nos canais oficiais da Câmara dos Deputados, e contou com a participação do público, que enviou perguntas aos participantes. “Falamos sobre o uso abusivo das novas tecnologias como forma de entretenimento, ocasionando em danos à saúde física e psíquica na maioria das crianças e adolescentes. E também sobre a necessidade de responsabilização daqueles que comercializam os meios virtuais, através de leis nacionais que punam quem veicula mensagens, propostas e aliciamento de crianças e adolescentes para comportamentos de risco, delinquência, autoagressão e até suicídio”, frisa dra. Luci. 

Também participaram do encontro, a pediatra e coordenadora do Sentido da Vida na Prevenção do Suicídio, Marina Lemos; a secretária da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Angela Vidal Gandra da Silva Martins; o médico e professor voluntário do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), José Manoel Bertolote; e a psicóloga e conselheira nacional de Saúde pela Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), Vitória Bernardes.